Ajudas

O Governo de Espanha oferece, atravês de diferentes instituições culturais, em todas as áreas académicas, bolsas/ajudas para estudantes, investigadores, editoras e professores.

Fundación Carolina
A Fundação Carolina abriu uma nova edição de sua convocatória para bolsas de estudo. Nesta edição, são oferecidas bolsas de estudo distribuídas nas seguintes modalidades: bolsas de pós-graduação, bolsas de doutorado e curtas de pós-doutorado, bolsas de mobilidade para professores e bolsas para estudos institucionais. Para estas devem ser adicionados renovações de bolsas de doutorado.
Fundación Antonio Gala
A Fundación Antonio Gala convoca anualmente bolsas de alojamento e manutenção para jovens criadores de idade entre dezoito e vinte cinco anos em língua espanhola. O objectivo fundamental destas ajudas é forma-los na ideia de que todos devem enriquecer-se com a convivência.
Acción Cultural Española – AC/E
AC/E incentiva a internacionalização da cultura espanhola através do seu Programa para a Internacionalização (PICE). O programa sustenta-se sobre dois pilares: o Programa de Visitantes, que permite aos programadores estrangeiros visitar feiras e festivais e conhecer a oferta criativa espanhola, e o Programa de Mobilidade, dirigido a instituições estrangeiras públicas e privadas para incentivar a programação de artistas e criadores espanhóis.
Dirección General del Libro y Fomento de la Lectura (MCD)
Subsídios para a promoção da tradução em línguas estrangeiras. O MECD de Espanha convoca estas ajudas com o objetivo de incentivar e promover o conhecimento no exterior das obras que compõem o património bibliográfico espanhol comum, financiando o custo da tradução para uma língua estrangeira.
AECID
Bolsas de estudo para estudantes de graduação e pós-doutorado e pesquisadores em Espanha da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.
Proyectos ibero-americanos – AECID
A AECID participa em vários projetos culturais ibero-americanos, nomeadamente cinco: o Ibermedia, que procura estimular a coprodução de filmes ibero-americanos; o Iberarchivos, que desenvolve planos de preservação e restauração e facilita o acesso e a difusão em matéria de arquivos; o Iberescena, fundo de ajuda para as artes cénicas ibero-americanas; o Ibermuseos, que fomenta e articula políticas públicas no âmbito de museus e da museologia; e o Iberorquestas, de apoio para a constituição do espaço musical ibero-americano.
AUIP
Programa que oferece subsídios para promover e incentivar a mobilidade internacional entre universidades latino-americanas e andaluzas associadas à AUIP, incluído Portugal. O programa é patrocinado pelo Conselho Andaluz de Universidades e a Secretaria de Economia, Inovação, Ciência e Emprego da Junta de Andaluzia.
Convocatoria Lectorados MAEC-AECID
A AECID (Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo) autoriza uma nova convocatoria de Lectorados em Universidade Estrangeiras.
Extremadura en el Mundo
A Junta de Extremadura lançou recentemente uma plataforma chamada Extremadura no mundo. Esta plataforma, além de apoiar e facilitar o retorno à região, quer melhorar o papel dos estremenhos que moram e / ou desenvolvem suas carreiras profissionais no exterior como facilitadores da internacionalização da Estremadura. Para isso, foi criada uma rede de forma a facilitar que as instituições estremenhas possam encontrar e entrar em contacto com os estremenhos que trabalhem em outras partes do mundo e aproveitem sinergias benéficas para ambos, sendo um dos objectivos fundamentais que os que residem fora de Estremadura possam contribuir para aumentar a conexão da Extremadura com o resto do mundo e aumentar o intercâmbio de conhecimentos e experiências, oferecendo-lhes um serviço de informação e aconselhamento que lhes permita se sentir uma parte activa da região.
Programa PICE
PICE é um programa lançado pela Acción Cultural Española para promover a presença internacional de criadores, profissionais e artistas espanhóis e apoiar o setor cultural do país nos diversos campos da cultura e nas novas modalidades de produção e distribuição das indústrias criativas. Está articulado em duas linhas de apoio; ajudas a visitantes de entidades e instituições culturais estrangeiras e ajudas de mobilidade que permitem a estas entidades e instituições culturais estrangeiras ter artistas, profissionais ou criadores espanhóis nos seus projectos, actividades e programas, recebendo um incentivo.
Bolsas AC/E tradução obras literárias
A Acción Cultural Española (AC/E) criou estas bolsas de apoio à tradução para promover a publicação de obras literárias espanholas por editoras estrangeiras. As bolsas AC/E para tradução visam incentivar a venda de direitos a editoras estrangeiras para publicar criações literárias espanholas. Os idiomas aceitos para traduções são alemão, inglês, francês, holandês e italiano.
Bolsas Culturex
A Direção Geral da Indústria Cultural e do Livro anuncia 17 bolsas CULTUREX para treinamento prático em Gestão Cultural para jovens espanhóis no exterior.
Bolsas FormARTE
O objetivo destas bolsas é contribuir para a formação de especialistas em matéria artística, gestão cultural, arquivo, conservação e restauração, museologia e biblioteconomia, mediante a realização de um programa de atividades teórico-práticas em dependências e órgãos públicos do Ministério da Educação, Cultura e Desporto.
Ajudas e subsídios ao patrimônio cultural MECD (arqueológico no exterior)
Ajudas e subsídios para financiar escavações arqueológicas no exterior, dentro do plano estabelecido pelo Instituto do Patrimônio Cultural de Espanha.
Bolsas IBEREX
Bolsas do Programa IBEREX concedidas por organismos especializados e unidades setoriais do Ministério da Cultura e Desporto, de práticas de formação de profissionais ibero-americanos do setor cultural que possuam a nacionalidade de algum dos países membros da Comunidade Ibero-americana de Nações ou dos países ou territórios em que o espanhol tem reconhecimento constitucional.
Programa HISPANEX
O programa Hispanex é dirigido a particulares em universidades estrangeiras com o objetivo de promover a colaboração com universidades estrangeiras, financiando trabalhos e estudos na área acadêmica, além de facilitar a divulgação da cultura espanhola atual, apoiando e promovendo os idiomas Espanhol nos centros.
Ajudas INAEM para tours internacionais
As bolsas do INAEM para música e dança destinam-se a subsidiar a produção de tours, festivais, ciclos musicais, salas de concerto e tecido associativo na indústria musical.