De Vora à Beira

De Vora à Beira

Exposição colectiva dos artistas Antoni Durà, Ripollés e Xavi Carbonell na Galeria Abraço.

Galeria Abraço abre às suas portas a um projeto internacional que visita Lisboa pela primeira vez e promove colaborações artísticas com outras partes do mundo. Galeria Abraço by Casa Del Pintor torna-se a janela a arte mediterrânea. Nesta primeira etapa acompanham-nos Antoni Durá, Ripollés e Xavi Carbonell, três artistas multidisciplinares nascidos na costa mediterrânea, e suas obras compõem De Vora À Beira, exposição colectiva que poderão visitar a partir do próximo 4 de Março.

Em Gandía, a 1000km de Lisboa, na costa mediterrânea de Valência existe um espaço chamado Casa Del Pintor que há décadas se dedica à divulgação da arte de artistas locais com projeção internacional. Um local tutelado por Antonio Miñana e Montse Boigues, um casal que tem feito da sua casa um espaço para pintores e um ponto de referência artistica na província de Valência. Em 2015 criam um projeto internacional que visita Lisboa pela primeira vez e incentivados a criar colaborações com outras partes do mundo, abrem portas para oferecer uma viagem às obras dos artistas valencianos, catalães e baleares.

Candela Boigues, valenciana, especialista em história de arte e Belas-Artes, reside em Portugal e apaixonada por Lisboa, encontra na Galeria Abraço um espaço com as paredes prontas para serem vestidas com obras sem favoritismo temático e faz nascer um projeto mediterrâneo na cidade de Lisboa: De Vora à Beira (“vora” significa “beira” em valenciano) atraca no porto de Lisboa como um espaço cultural de conexão entre duas beiras (Lisboa e o Mediterrâneo). Para que as obras de arte e os visitantes convivam de igual a igual, seja qual for a procedência e o local no qual tenham de ficar. Entre Vora e Beira (como deixa ver o significado) pretende ser um espaço sem margens fechadas, como o rio da vida, a terra que nos acolhe… Sem fronteiras nem barreiras na língua: a unir as beiras, as costas e as artes como algo universal e eterno, porque todas aquelas linhas e horizontes que nos dividem são apenas vínculos de conexão.

De Vora à Beira vos convida a comemorar o início deste projeto que tem como objetivos fundamentais:

  • Dar a conhecer a arte mediterrânea atual.
  • Desenvolver uma rede de colaborações por uma oferta democrática da arte que não entende distâncias ou fronteiras.
  • Conhecer a arte portuguesa e aproximar as diversas culturas peninsulares e insulares.
  • Abrir as portas de um espaço onde haja lugar para artistas que apostam pelo seu trabalho.
  • Facilitar que a criatividade de os artistas e a diversidade dos espectadores se aproximem.

Para esta primeira etapa da viagem, acompanham-nos até a cidade de Lisboa Antoni Durá, Ripollés e Xavi Carbonell, três artistas multidisciplinares nascidos na costa mediterrânea.

Inauguração: sexta-feira 4 de Março às 19h00.

  • Artes visuais
  • Lisboa
  • sex, 4 de março —
    qua, 4 de maio 2016

Foro

Galeria Abraço, Poço do Borratém 39, Lisboa
961-619-795

Entradas

Entrada livre

Mais informações

Galeria Abraço

Ferramentas