Olhares do Mediterrâneo 2020

Olhares do Mediterrâneo 2020

A 7ª Edição do Festival de Cinema no Feminino retorna entre os dias 23 de Novembro e 10 de Dezembro com uma importante presença de conceituadas realizadoras espanholas.

Já na sua 7ª edição, o festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival continua a exibir a obra cinematográfica das mulheres da bacia mediterrânica. Novamente enfrenta-se o desafio de organizar um festival de cinema que reúne filmes de diferentes países do Mediterrâneo. Mostrar a diversidade social e cultural do Mediterrâneo através do cinema continua a ser um desafio estimulante e que a cada ano acrescenta novos olhares e novas perspetivas.

Nesta edição, estarão no Cinema São Jorge, no ISCTE-IUL e online, na Filmin Portugal, com mais de 50 filmes feitos por mulheres do Mediterrâneo. Serão ainda Awareness and Empowerment, um projeto educativo e de colaboração entre festivais de cinema no feminino, que envolve parceiros de Espanha, França, Itália, Líbano, Marrocos, Palestina e Turquia. Esta é a programação espanhola no festival:

Cheeky Monkey

  • 28 de novembro às 15h00. No Cinema São Jorge.
  • 26 de novembro – 10 de dezembro. Filmin Portugal.
  • De Guillermo Dieste e Eduardo Dieste, Espanha, 2019, 8 minutos. Ver trailer.

Cristina e Fran, um jovem casal, viajam de carro por Madrid. Imaginam que um dia terão um filho e começam uma animada discussão pondo em questão os papéis que cada um deverá tomar. Entre uma forma de conduzir insólita e um final a surpresa, exploramos como a sociedade em que crescemos influencia todas as nossas relações.

Children’s Lake

  • Sábado, 28 de novembro às 15h00. No Cinema São Jorge.
  • 26 de novembro – 10 de dezembro. Filmin Portugal.
  • De Carlotta Napolitano, Espanha, 2019, 16 minutos. Ver trailer.

Uma ilha de lobos e piratas. Um documentário que poderia ser uma ficção, que poderia ser um poema. Uma revisitação da infância, marcada pela imaginação, onde uma criança desenha a sua passagem. Uma exploração audiovisual das Ilhas Cíes e do mundo fantástico e misterioso de um pai e o seu menino de 3 anos.

A Thief’s Daughter

  • Domingo, 29 de novembro às 19h00. No Cinema São Jorge.
  • 26 de novembro – 10 de dezembro. Filmin Portugal.
  • De Belén Funes, Espanha, 2019, 102 minutos. Ver trailer.

Sara, 22 anos, acaba de ter um filho e quer levar uma vida normal com o seu irmão mais novo, Martín. Finalmente encontrou um trabalho e começa a ver a possibilidade de se tornar independente dos serviços sociais. De repente, após anos de ausência e um longo período na prisão, o pai decide reaparecer. Sara enfrenta a decisão mais difícil da sua vida: afastar o pai, arriscando-se a perder a custódia de Martín, ou seguir em frente, sozinha. Um drama social austero, uma protagonista deslumbrante, capaz de manter um equilíbrio perfeito entre desespero e dignidade.

Ghosts

Bubota (Fantasmas) é uma recapitulação da minha própria história, das minhas raízes e lealdades, olhada através de imagens familiares que eu nunca tinha visto. Uma viagem pessoal que começa no dia em que a minha mãe, num comboio, me diz que o meu pai biológico não é aquele que eu sempre pensei ser. O filme é um encontro com esses dois pais, transformados em fantasmas, e a quem eu peço que deixem de me perseguir.

Hell

Chennu cometeu o seu primeiro crime com 15 anos, como menino de rua. Em seguida, entrou para o inferno: Pademba Road, a prisão de adultos de Freetown. No inferno, é Mr Sillah quem manda, e não há esperança. Chennu saiu após quatro anos. Agora, quer voltar lá.

Laatash

As refugiadas sarahui enfrentam a sede do Hamada, a maldição do deserto, todos os dias. Construíram o seu refúgio numa terra onde ninguém pode sobreviver. Durante mais de 40 anos que resistem e cuidam da sua gente. Garantem que cada gota de água é distribuída com justiça, e anseiam pela sua pátria e por um futuro diferente para os seus filhos.

Crocodile

Depois do marido sair de casa, Alicia instala-se a ver um programa de conversas “ao vivo” no Youtube: VictorGaming. Nesse canal de jogos de vídeo, Victor responde a perguntas dos fãs. E Alicia encontra ali resposta a um problema sério da sua vida.

  • Cinema
  • Lisboa
  • seg, 23 de novembro —
    qui, 10 de dezembro 2020

Foro

Cinema São Jorge, Av. da Liberdade 175, 1250-144 Lisboa

Mais informações

Olhares do Mediterrâneo

Créditos

Organizado por Olhares do Mediterrâneo com o patrocínio da Secção Cultural da Embaixada de Espanha. Foto: Children’s Lake

Ferramentas