Concursos

Premio Internacional Menéndez Pelayo
O Premio Internacional Menéndez Pelayo foi criado em 1987 e concebido para distinguir a personalidades destacadas no âmbito da criação literária ou científica capazes de evocar a figura de Menéndez Pelayo. O prémio está aberto a autores de língua espanhola e portuguesa propostos por Universidades e Academias, e outros centros ou instituições vinculadas à cultura literária, humanística ou científica.
Premio Reina Sofía de Poesía Iberoamericana
:Importante galardão para o mundo das letras ibéricas atribuído pelo Património Nacional de Espanha, em colaboração com a Universidade de Salamanca. Instituído em 1991, este prémio distinguiu anteriormente poetas portugueses tão importantes como Sophia de Mello Breyner Andresen.
Prémio Eduardo Lorenço
Galardão destinado a premiar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos.
Concurso Internacional de piano Paloma O'Shea
A Fundação Albéniz convoca o Concurso Internacional de Piano. Os jovens talentos de todos os países estão convidados a participar no concurso que conta com um jurado excepcional e independente. Os premiados receberão prémios em dinheiro significativos. Eles também terão a oportunidade de actuar em lugares do circuito internacional e o ganhador terá a oportunidade de gravar um CD com Naxos
Premios Platino
Promovido pela EGEDA e a FIPCA, os Prémios Platino do Cinema Ibero-americano nasceram com o objectivo de se estabelecer como um grande evento para a promoção internacional do cinema latino-americano no seu conjunto, transcendendo fronteiras e como um dos mais importantes instrumentos para incentivar e apoiar o nosso cinema. Podem participar nos Prémios todos os longas-metragens, de nacionalidade de pelo menos um dos países Ibero-americanos, desde que sejam estreados ao público no ano da sua apresentação no concurso.
Concurso Internacional de Canto Francisco Viñas
Fundado no ano 1963 em memória do tenor catalão Francisco Viñas, consolidou-se como uma das competições mais importantes do mundo da ópera e do lied. Celebra-se a sua nova edição e nela participam jovens cantores de todo o mundo. Para facilitar a participação internacional, o Gran Teatre del Liceu de Barcelona conta com a colaboração de teatros em Nova Iorque, Paris, Londres, Milão, Madrid, Beijing, Berlim e Los Angeles. Os premiados, para além dos prémios oficiais, obtêm bolsas de estudos e contratos para actuações em diferentes teatros.
Premio Tenerife al Fomento y la Investigación de la Artesanía de España y América
Cabildo Insular de Tenerife organiza este concurso, dirigido a todas as pessoas – físicas e jurídicas de nacionalidade de qualquer país da Comunidade Ibero-americana. Os trabalhos apresentados deverão abordar os artesanatos e as artes populares de Ibero-América, desde qualquer das suas perspectivas: investigação, recuperação de artesanatos, promoção, comercialização ou outros aspectos que incidam no sector.
Concurso Internacional Videominuto
A Universidade de Saragoça, com a colaboração de CineMaremagnum, apresenta o Concurso Internacional Videominuto, para promover a criação audiovisual como uma das facetas de maior relevância na nossa sociedade.
Premio Luso-Español de Arte y Cultura
Criado no ano 2006 como protocolo de colaboração entre os Ministérios da Cultura de Portugal e Espanha. Este prémio bienal visa distinguir um autor, pensador, criador ou intérprete vivo, ou ainda uma pessoa colectiva sem fins lucrativos, que, por intermédio da sua acção na área das artes e cultura, tenha contribuído significativamente para o reforço dos laços entre os dois Estados e para um maior conhecimento recíproco da criação ou do pensamento. O prémio tem uma dotação de 75.000€.
Premio Europeo Carlos V
A Fundação da Academia Europeia e Ibero-Americana de Yuste convoca a nova edição do Concurso Europeu Carlos V para recompensar as pessoas, organizações, projectos ou iniciativas que, com seu esforço e dedicação, contribuíram para o conhecimento geral e ampliação de valores culturais e sociais, científico e histórico na Europa, ou ao processo de construção e integração europeia.
Premio Derechos Humanos Rey de España
O Prémio de “Derechos Humanos Rey de España”, convocado pelo Defensor del Pueblo de Espanha e a Universidade de Alcalá, tem por objectivo reconhecer o trabalho das entidades e instituições de Espanha, Portugal e demais países de Ibero-américa, queira de natureza pública como privada, que se distinguem na defesa, divulgação e realização dos direitos humanos e os valores democráticos, ou que impulsem a investigação e a prática de programas de actuação dirigidos a promover estes valores.
Premios Universidad, Conocimiento y Agenda 2030
A Fundação Carolina, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e as Universidades Espanholas de Crue anunciam a instituição dos prémios “Universidad, Conocimiento y Agenda 2030”. O objectivo desses prémios é distinguir os melhores Projectos de Tese de Licenciatura (TFG) ou de Mestrado (TFM) realizados em qualquer área do conhecimento e, necessariamente, sobre um ou mais dos temas abordados pelos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A chamada será aberta em Outubro de 2019. Os prémios podem ser concedidos a estudantes com cidadania de um país membro da Comunidade Ibero-americana de Nações ou de qualquer Estado da UE que tenha completado seus estudos com o objectivo de obter o título (de Licenciatura ou Mestrado) durante o ano lectivo de 2018-2019 e que defenderam o TFG ou o TFM em um centro do sistema de ensino superior espanhol integrado em Universidades Espanholas Crue.
Premio Leonor de Poesía
O Conselho Provincial de Soria, através da sua Secretaria de Cultura e Juventude, anuncia o Prémio “Leonor” de Poesia. Poetas de qualquer nacionalidade podem ser submetidos a este concurso, desde que as obras que contestam sejam escritas em espanhol.
Premio Fundación Princesa de Girona
A FPdGi convoca anualmente os Prémios Fundación Princesa de Girona com a vontade de promover e fomentar a iniciativa e o esforço, detectando e fazendo visíveis a jovens que possam, assim, ser referentes para a juventude nas categorias de Artes e Letras, Investigação Científica, Empresa e âmbito social. Criatividade, solidariedade, talento, inovação e empreendedorismo são os valores que se premiam.
Premios Princesa de Asturias
O Prémio Princesa das Astúrias é atribuído, desde 1986, à pessoa ou pessoas, ou instituição cujo trabalho tenha contribuído de forma exemplar e relevante para a compreensão e a convivência pacífica entre os seres humanos, para a luta contra a injustiça, a pobreza, doença, ignorância ou defesa da liberdade, ou que tenha aberto novos horizontes ao conhecimento ou tenha se destacado, também de forma extraordinária, na conservação e proteção do patrimônio da humanidade.
Prémio Luso-Espanhol de Química

O Prémio Luso-Espanhol de Química, instituído pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Real Sociedad Española de Química, é atribuído anualmente, e em alternância, a químicos portugueses e espanhóis com projecção internacional.

Concurso Internacional de Piano José Iturbi
O Concurso Internacional José Iturbi é um concurso internacional de piano que leva o nome do famoso virtuoso espanhol José Iturbi. Criado em 1981, é realizado desde então em setembro e faz parte da Federação Mundial de Competições Internacionais de Música. O Concurso consiste em várias rondas preliminares e nas duas provas finais em conjunto com a Orquestra Municipal de Valência.