ArcoLisboa 2018

ArcoLisboa 2018

A IFEMA e a Câmara Municipal de Lisboa juntam-se para realizar a terceira edição da feira, que realiza-se no emblemático edifício da Cordoaria Nacional.

A IFEMA e a Câmara Municipal de Lisboa juntam-se para realizar a ARCOlisboa 2018 nos próximos dias 17 a 20 de maio. A terceira edição da feira, que realiza-se novamente no emblemático edifício da Cordoaria Nacional —com origen no século XVIII, constitui uma oportunidade única para conhecer a fundo a apaixonante cena artística portuguesa em diálogo com interessantes propostas internacionais, num espaço em que a luz natural da cidade entra pelas janelas e invade todos os espaços da feira: da nave central, aos pátios e torreões.

Novo horário

ARCOlisboa 2018 alterou o seu horário ajustando-se melhor ao ritmo de Lisboa: dos dias 17 a 19 de maio estará aberta das 14 ás 21 horas e no domingo das 12 ás 18 horas.

Novos conteúdos artísticos

Esta realidad representa por si só um voto de confiança no projeto da ARCOlisboa, traduzindo-se numa ampliação da sua oferta com novos conteúdos: O Torreão Poente será ocupado por Projetos individuais de artistas tais como Esther Ferrer, José Carlos Martinat ou Mónica de Miranda.

Por seu lado a secção Opening, dedicada a novas galerias, aumentará, contando na segunda sua edição com 12 projetos selecionados pelo comissário João Laia, integrando novidades como as galerias Balcony e UMA LULIK_ (Lisboa), Rolando Anselmi (Berlim/Roma), Bombon (Barcelona) ou Copperfield (Londres). Já na secção principal da ARCOlisboa, às principais galerias portuguesas que acompanharam este projeto desde o início, juntam-se agora nomes como a Krinzinger (Viena), Helga de Alvear (Madrid), Carreras Mugica (Bilbau) ou Greengrassi (Londres).

Mais espaços e mais design

Pela primeira vez, a ARCOlisboa associa-se à Trienal de Arquitectura de Lisboa, organizando um concurso para a concepção de um pavilhão temporário que será instalado num dos pátios da Cordoaria. O estúdio Atelier JQTS (João Quintela, Tim Simon), juntamente com os seus colaboradores, Daniel Maio e o escultor Carlos Nogueira, criaram um espaço que acolherá o novo restaurante da feira. Também o lounge ganha uma nova imagem, da autoria da decoradora de interiores Gracinha Viterbo que criou um espaço exclusivo para eventos e apresentações.

Mais publicações de arte

As Tables Are Shelves, a feira de editores independentes organizada pela curadora Luiza Teixeira de Freitas, apresentará uma seleção de editoriais especializadas em publicações de artistas e outras investigações impressas. Um espaço que também aumentou nesta terceira edição, passando a ocupar por uma das salas do Torreão Nascente.

Mais conversas sobre arte

Com a mediação e a organização da crítica de arte Isabel Carlos, e o apoio da Fundação Millenium BCP, o Fórum de Colecionismo dará a conhecer as histórias de importantes colecionadores. O Fórum de Museus irá juntar as visões de três instituições portuguesas: Museu de Serralves, Museu Coleção Berardo e Kunsthalle Lissabon. A juntar a estes fóruns, a comissária Filipa Oliveira apresentará En que estou a trabalhar? com uma dezena de profissionais a darem a conhecer os seus projetos artísticos. Uma vez mais, realiza-se-á o Encontro de Museus da Europa e da América Latina, com esta sua segunda edição dirigida por Pedro Gadanho (MAAT, Lisboa) e Ferran Barenblit (MACBA. Barcelona).

Mais Lisboa

Lisboa reforça a força artística do projeto da feira. A programação das instituições culturais lisboetas fará com que os visitantes estrangeiros entendam, a razão para arte portuguesa encontrar-se num momento de tanta efervescência, associando-se a importantes artistas internacionais: Tomás Saraceno e Miguel Palma, no MAAT, Michael Biberstein na Culturgest; Julião Sarmento na Fundação Carmona e Costa; Sol Calero na Kunstalle Lissabon; Jorge Molder no Pavilhão 31. Coletivas no Museu Calouste Gulbenkian, ou de coleções como a Câmara Municipal de Lisboa, no Torreão Nascente e a coleção do Museu de Israel no Museu Coleção Berardo.

  • Artes visuais
  • Lisboa
  • Qui, 17 de Maio —
    Dom, 20 de Maio 2018

Foro

Cordoaria Nacional, Avenida da Índia s/n 1300-342 Lisboa
919-666-490

Entradas

Comprar bilhetes (15€ geral / 5€ estudantes)

Mais informações

http://www.ifema.es/arcolisboa_01/

Créditos

Organizado por IFEMA e a Câmara Municipal de Lisboa

Ferramentas