IV Encontro Internacional de Reflexão sobre as Práticas Artísticas Comunitárias

IV Encontro Internacional de Reflexão sobre as Práticas Artísticas Comunitárias

Benito Burgos, coordenador do Programa “Cultura e Cidadania” do Ministério da Cultura e Desporto de Espanha participa neste encontro organizado pelo “Festival MEXE” no âmbito da “Mostra Espanha 2021”.

Integrado no MEXE, o IV EIRPAC (Encontro Internacional de Reflexão sobre as Práticas Artísticas Comunitárias) terá lugar nos dias 21, 22, 23 e 24 de setembro de 2021 na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, numa coorganização entre o Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora (CHAIA-UE), o Centro de Investigação e Intervenção Educativa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE-FPCEUP), a Escola Superior de Música e Artes Cénicas da Politécnica do Porto (ESMAE-P. Porto), o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (i2ADS-FBAUP), o Laboratório de Paisagem, Património e Território da Universidade do Minho (Lab2PT-Mininho), a PELE e o MEXE.

Convidámos Benito Burgos, coordenador do Programa Cultura e Cidadania do Ministério da Cultura e Desporto de Espanha, a refletir sobre o risco e a diversidade destas experiências através da produção partilhada de conhecimento entre as práticas académicas e artísticas, valorizando o conhecimento local dos territórios envolvidos nos processos criativos comuns.

Cultura e Cidadania é um programa que visa promover a participação cívica na cultura. Através da investigação, do pensamento, do debate, do mapeamento e da programação de atividades diversas, e em colaboração com agentes públicos e privados de todo o Estado, Cultura e Cidadania promove uma cultura universal, comprometida, crítica e diversa, alicerçada no agenciamento e na participação.

Uma cultura que seja também elemento regenerador, estruturante e dinamizador do território e que tenha impacto no desenvolvimento e na economia, na coesão e na inovação sociais. Uma cultura, em suma, que ocupe uma posição central nos processos de construção e transformação das sociedades contemporâneas.

  • Património cultural
  • Porto
  • qui, 23 de setembro 2021
  • 14:00 – 15:30

Foro

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Av. de Rodrigues de Freitas 265, 4049–021 Porto

Entradas

Mais informações

Mostra Espanha 2021

Créditos

Organizado pela Mostra Espanha e a PELE

Ferramentas