Lucía Loren: Trama de um processo aberto
Esta obra faz parte de “La quema”, um projeto iniciado no verão de 2023 e que gira em torno da produção artística de Elena del Rivero durante os anos 1970 e 80.
Trata-se de um projeto que se insere diretamente no mundo rural, envolvendo a comunidade local e estimulando novas ideias através de atos simbólicos. A trilogia Puerca Tierra de John Berger acompanha muitas das reflexões deste projeto, que pretende ligar outros artistas que se debruçam sobre a tradição e a recuperação da memória e das formas tradicionais de fazer as coisas.
Lucía Loren
O trabalho de Lucía Loren baseia-se nas relações de troca entre o ser humano e o meio ambiente e a paisagem que se forma; esta ligação com a paisagem inspira as suas intervenções em diferentes ambientes. Nas suas intervenções, Loren utiliza elementos da paisagem para criar pequenas variações que ajudam a refletir sobre o conceito de paisagem cultural. Além disso, torna o processo de trabalho um espaço aberto à participação da população local, gerando uma troca de experiências e conhecimentos.
Em Miranda do Douro, no Museu da Terra, Loren falará com artesãos locais cujas práticas estão em risco de extinção. Através do seu trabalho, Lucía tece muitas das questões levantadas por Elena del Rivero e serve de catalisador para gerar outras perspetivas possíveis sobre o conceito de produção na criação contemporânea.