Orquesta Sinfónica RTVE & Marta Menezes
O festival comemora o 50º aniversário da Revolução dos Cravos com um programa de música sinfónica ibérica criado para a ocasião, evocando a história comum e os processos de transição para a democracia em Portugal e Espanha.
Intérpretes
- Orquesta Sinfónica RTVE
- José Luis López-Antón, director
- Marta Menezes, pianista
Marta Menezes
Marta Menezes é uma das pianistas mais proeminentes de Portugal, reconhecida por explorar o diálogo entre tradição e originalidade em seus recitais. Seu repertório, que demonstra afinidade com Beethoven, abrange desde o barroco até a contemporaneidade, incluindo obras de compositores menos conhecidos, muitos deles portugueses.
Na temporada 2024/2025, fará sua estreia como solista com a Orquestra Sinfónica de Radio Televisión Española. Ela se apresenta regularmente em concertos solo, música de câmara e com orquestras, destacando colaborações com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Nacional da Espanha. Também tem se apresentado em festivais e auditórios internacionais, como o National Centre for the Performing Arts em Pequim e St. Martin-in-the-Fields em Londres.
Menezes promove a música portuguesa ao programar repertório nacional e encomendar obras contemporâneas. Entre seus projetos, destaca-se 5 Encores para Beethoven (2020), que incluiu a estreia do Concerto para Piano de Tiago Derriça, dedicado a ela.
Ela formou-se em piano na Escola Superior de Música de Lisboa e continuou seus estudos no Royal College of Music e na Universidade de Indiana, onde obteve o doutorado. Recebeu diversos prêmios, incluindo o 1º lugar no Concurso Beethoven e a Medalha de Prata nos Global Music Awards por seu CD com obras de Beethoven e Lopes-Graça.
Orquesta Sinfónica RTVE
A Orquestra Sinfónica e Coro Radio Televisión Española é uma formação sinfónico-coral dedicada à execução e difusão de música de qualidade. Toda a sua produção musical é transmitida pela Televisión Española e pela Radio Clásica da Radio Nacional. A orquestra realiza uma intensa atividade na gravação de sintonias para rádio e televisão, além de bandas sonoras para séries e filmes. A presença da Orquestra Sinfónica RTVE é comum nas principais festividades espanholas, como as de Cuenca, Granada, Úbeda, Soria e Santander. Sua dimensão internacional é fortalecida por intercâmbios com a União Europeia de Radiodifusão e por atuações no exterior, incluindo digressões, festivais e concertos nos Estados Unidos, Suíça, Japão, França, Roménia, Itália e Portugal.
Entre os prêmios recebidos, destacam-se as Medalhas de Honra dos Festivais Internacionais de Música e Dança de Úbeda e Granada, o Alfonso X el Sabio, a Antena de Ouro Extraordinária da Federação de Associações de Rádio e Televisão da Espanha, o Prêmio Iris para a Melhor Banda Sonora da série Isabel da TVE, o prêmio honorário pela defesa e difusão da música religiosa da SMR de Cuenca, e o Prêmio Iris da Academia de Artes e Ciências Televisivas à Orquestra Sinfónica RTVE pelos seus cinquenta anos de carreira e pela contribuição à cultura musical espanhola. A partir de setembro de 2023, Christoph König será o diretor titular.