2ª Mostra de cinema espanhol nas suas linguas co-oficiais

2ª Mostra de cinema espanhol nas suas linguas co-oficiais

A mostra vai oferecer em fevereiro no cinema do Instituto Cervantes uma seleção de três títulos recentes da cinematografía espanhola nas suas três linguas cooficiais: catalão, galego y basco.

A Cooperação Espanhola através da Embaixada da Espanha em Portugal e o Instituto Cervantes de Lisboa organizam este ciclo de cinema, que vai ser projetado em passagens grátis no Auditório do Instituto Cervantes entre os dias 1 e 15 de fevereiro com o intuito de apresentar uma seleção de filmes recentes em línguas co-oficiais em Espanha para mostrar a diversidade criativa da nossa cinematografia.

A mostra consiste em três filmes, em basco, catalão e galego, com legendas em espanhol / inglês / francês. Em três quintas-feiras consecutivas vão ser projetadas: Pa negre (Agustín Villaronga, 2010) , um dos filmes mais emblemáticos do cinema catalão recente; Sicixia, filme de 2017 do diretor galego Ignacio Vilar, um épico silencioso que entrelaça ficção e documentário; e o muito premiado Loreak de José Mari Goenaga e Jon Garaño, um filme de 2014 que conta a história de três mulheres unidas por misteriosos buquês de flores.

Além disso, Pa Negre e Loreak foram propostos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha como candidatos ao Oscar para o melhor filme em língua estrangeira.

Pá Negre

  • Quinta-feira, 1 de fevereiro às 18h30.
  • De Agustín Villaronga, 2010, drama, 108 minutos. Em catalão, +12 anos. Ver trailer.

Nos anos difíceis da pós-guerra rural na Catalunha, Andreu, uma criança que pertence ao lado dos perdedores, encontra na floresta os cadáveres de um homem e seu filho. As autoridades querem cobrar as mortes a seu pai, mas ele, para ajudá-lo, tenta descobrir quem são os verdadeiros culpados. Nesta jornada, Andreu desenvolve uma consciência moral diante de um mundo de adultos alimentados por mentiras. Para sobreviver, ele traiciona suas próprias raízes e acaba descobrindo o monstro que habita nele.

Sicixia

  • Quinta-feira, 8 de fevereiro às 18h30.
  • De Ignacio Villar, 2016, drama, 98 minutos. Em galego, +12 anos. Ver trailer.

Xiao, engenheiro de som, recebe uma comissão para gravar os sons únicos da Costa da Morte. Lá, ele conhece Olalla, um guia local que coleciona algas no Oceano Atlântico e que o ajudará a absorver a idiossincrasia do lugar. A partir daí, naquele lendário Finisterrae, suas vidas escaparão do seu controle como marés governadas por uma lei superior. Especialmente recomendada para o fomento da igualdade de género.

Loreak

  • Quinta-feira, 15 de fevereiro às 18h30.
  • De José Mari Goenaga, Jon Garaño, 2014, drama, 90 minutos. Em basco, +7 anos. Ver trailer.

Loreak (Flores) acompanha de perto as vidas de três mulheres, Ane, Lourdes e Tere, as três com vidas diferentes, mas com uma coisa em comum. Todas perderam alguém que amam. É por isso que cada uma delas recebe uma vez por semana um misterioso buquê de flores anônimas. E, mesmo que seja apenas umas flores, as três mulheres serão afetadas por elas, porque cada uma terá que enfrentar a morte de alguém próximo ao seu próprio caminho e são precisamente as flores que as farão lembrar, esquecer ou simplesmente seguir em frente com suas vidas.

  • Cinema
  • Lisboa
  • Qui, 1 de Fevereiro —
    Qui, 15 de Fevereiro 2018
  • 18:30

Foro

Instituto Cervantes de Lisboa, Rua de Sta Marta, 43 F 1169-119 Lisboa
213-105-020

Entradas

Entrada livre

Mais informações

Instituto Cervantes de Lisboa

Créditos

Organizado pela Seção de Cultura da Embaixada de Espanha em Lisboa e o Instituto Cervantes de Lisboa

Ferramentas