Festivais em Espanha

Festival Internacional de Cine de San Sebastián
A cidade espanhola de San Sebastián é cenário cada mês de Setembro dum dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. A primeira edição arrancou em 1953 e, desde então, muitas das grandes figuras do cinema têm apresentado seus filmes neste festival, criando uma atmosfera cosmopolita e carregada de glamour. É o festival de cinema mais importante de Espanha e de todos os países de língua hispana, trata-se do único festival da máxima categoria (A) do país e um dos catorze mundiais. Constitui um dos eventos culturais de maior envergadura e repercussão de Espanha. Ao longo de sua história, tem sido palco de acontecimentos relevantes de dimensão internacional e cada edição remata com a habitual cerimônia de entrega dos prémios (Concha de Oro, Prémio Donosti…).
Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz (FIT)
A cidade do carnaval rende homenagem às artes cênicas num festival que tem recebido, desde 1985, numerosos prémios pelo seu desenvolvimento em Espanha e Iberoamérica, destacando a Medalha de Ouro ao Mérito nas Belas Artes 2003 e o Patrocínio Oficial da UNESCO em 1994. O programa de espetáculos decorre em Outubro e contempla manifestações teatrais heterogéneas. Com objecto de favorecer o discurso contemporâneo das artes cênicas iberoamericanas, a dramaturgia atual e as novas linguagens seguirão sendo o eixo da maioria dos espetáculos.
Festival Internacional de Música y Danza de Granada
Festival que tem sua origem nos concertos sinfónicos que, desde 1883, se celebravam no Palácio de Carlos V durante as festas do Corpus Christi. Já em 1922, o Concurso de Cante Jondo convocado por García Lorca, Falla e outros intelectuais e artistas da época continuou com este tradicional encontro que constitui na atualidade um dos eventos mais atraentes a começos do verão em Espanha. O festival inclui uma verdadeira eclosão de atividades artísticas, com grande repercussão nacional e internacional, celebradas nos cantos mais emblemáticos da cidade.
Festival de Cine Iberoamericano de Huelva
Celebra-se desde 1974 na cidade de Huelva e trata-se dum um dos mais veteranos e consolidados festivais cinematográficos de Espanha. Ao longo da sua história tem realizado um importante labor para o conhecimento da cinematografía Ibero-Americana no seu conjunto, sendo a porta de entrada ao mercado europeu para muitas produções Ibero-Americanas. Entre os seus galardoados estão Joaquim de Almeida, Juan Luis Galiardo, Maribel Verdú, Ernesto Alterio, Manoel de Oliveira, Imanol Arias, Ángela Molina ou Federico Luppi. O prémio principal conhece-se como Colón de Oro.
Festival Internacional de Teatro Clásico de Mérida
Trata-se dum evento dedicado ao teatro que, embora o núcleo fundamental sejam os textos de raiz grecolatina, também está aberto às artes cênicas em geral e até inclui representações de música e um ciclo de cinema. Um dos atrativos principais do certame é o cenário incomparável no que se celebra: o teatro romano, que data de finais do século I a. C. Este último tem recuperado sua função original com a celebração deste festival. Trata-se do festival de teatro clássico mais antigo dos que se celebram em Espanha e está considerado como o mais importante do seu gênero.
Festival de Teatro Clásico de Almagro
Celebra-se na cidade manchega histórica de Almagro desde há mais de 35 anos e converteu-se com o tempo num encontro inevitável para os amantes do teatro, já que contitui uma proposta cultural única no mundo. O legado do Barroco e, nomeadamente, o do Século de Ouro espanhol, encontram neste Festival um ambiente idôneo para actualizar-se, repor-se, reviver-se e seguir estando presentes, cada ano, na cena contemporânea nacional e internacional. Além das sessões de teatro, música e dança, o festival organiza exposições, debates e certames paralelos ao longo dos 24 dias de festival.