5º Encontros Ibéricos de Arte Têxtil Contemporânea

5º Encontros Ibéricos de Arte Têxtil Contemporânea

O projeto “Peninsulares” destaca a arte têxtil contemporânea portuguesa e espanhola em Guimarães e Pontevedra, com exposições, residências artísticas e workshops, reunindo diversos artistas e promovendo a cooperação entre os dois países.

O projeto Peninsulares, que este ano se divide pelas cidades de Guimarães agora e, em outubro em Pontevedra, tem no tema central “Modos de Ver” o ponto de partida para a promoção da arte têxtil contemporânea portuguesa e espanhola.

Vários espaços culturais de Guimarães, como o Palacete Santiago-Museu Alberto Sampaio, Garagem Avenida, Convento St António dos Capuchos, Ateliers e Fornos Cruz de Pedra abrem-se para exposições, residências artística, Textile Talks e workshops num projeto que liga Espanha e Portugal, dois territórios em que o sector têxtil teve, e continua a ter, uma importância extrema, não só a nível económico, mas também a nível social, cultural e artístico.

Promovido pela Ideias Emergentes, bienal Contextile do lado português e Indigo Proyectos do lado espanhol, e com o apoio da Consejería Cultural da Embaixada da Espanha em Lisboa, o projeto Peninsulares procura criar formas de cooperação entre territórios têxteis, que permitam a desconstrução das fronteiras clássicas e encontrar novos fluxos de relação, conhecimento e intercâmbio a partir das propostas projetadas pela arte têxtil contemporânea, valorizando desta forma a universalidade do fenômeno da eclosão da arte têxtil, como novo meio de expressão artística plenamente em concordância com os novos paradigmas da arte contemporânea.

O projeto reúne um grupo diverso de artistas provenientes de Espanha e Portugal, entre os quais se destacam Alexandra Knie, Paula Bruna, Pilar Sala, Raquel Buj e Sara Coleman, representando o lado espanhol, e António Jorge, Inês Neto dos Santos, Inês Norton, Maria Appleton e Rita Gaspar Vieira, do lado português.

Durante o programa, duas artistas estão em residência: Irene Trapote, de Espanha, e Joana BC, de Portugal, desenvolvendo projetos criativos em diálogo com o contexto local.

A curadoria fica a cargo de Cláudia Melo, de Portugal, e Lala de Dios, de Espanha, responsáveis por orientar a proposta artística e promover a colaboração entre os participantes.

  • Artes visuais
  • Guimarães
  • sáb, 28 de junho —
    sáb, 2 de agosto 2025

Foro

Palacete Santiago / Museu Alberto Sampaio, Praça de São Tiago 31, 4800-445 Guimarães

Entradas

Acesso livre

Mais informações

Peninsulares

Créditos

Organizado pela Consejería Cultural da Embaixada da Espanha em Lisboa, em conjunto com Ideias Emergentes, Bienal Contextile e Indigo Projetos.

Ferramentas