Belén Uriel

Belén Uriel

Exposição monográfica da artista espanhola na Culturgest.

Belén Uriel (Madrid, 1974) licenciou-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid e fez o mestrado de belas artes no Chelsea College of Art and Design, em Londres, cidade onde viveu e desenvolveu o seu trabalho entre setembro de 2003 e julho de 2008. Nos últimos oito anos, tem vivido e trabalhado a maior parte do tempo em Lisboa, com estadias intercalares em Londres.

Duas exposições individuais em Lisboa deram a ver o trabalho de uma artista chegada à maturidade e com uma rara sensibilidade para a escultura: Pedra, papel e tesoura, no Pavilhão Branco do Museu da Cidade, entre março e maio de 2013; e Lama no sapato, no Parkour, durante três dias de novembro de 2014.

As obras aí mostradas, bem como as obras recentes que integram a sua exposição a decorrer atualmente no Museu de Wiesbaden, na Alemanha, revelam um léxico e uma sintaxe perfeitamente consolidados, grande rigor e subtileza na manipulação dos materiais, na construção de formas e superfícies, na definição de dimensões e escalas.

As obras de Belén Uriel estão frequentemente indexadas a objetos reais (por exemplo, elementos de arquitetura ou de mobiliário), transformando-os, de forma tão radical quanto subtil, pelos meios e processos da escultura (da arte).

Combinando trabalho já mostrado noutras circunstâncias com trabalho recente e inédito, a exposição na Culturgest recobre a prática artística de Belén Uriel nos últimos anos, na sua fase mais produtiva e entusiasmante.

Inauguração: sexta-feira, 1 de julho, pelas 22h00.

  • Artes cénicas
  • Lisboa
  • sáb, 2 de julho —
    dom, 2 de outubro 2016

Foro

Culturgest (Fundação Caixa Geral de Depósitos), Rua Arco do Cego 50, Lisboa
217-905-155

Entradas

Reservar bilhetes (2€): [email protected]. Entrada gratuita aos domingos.

Mais informações

Culturgest

Créditos

Curadoria: Miguel Wandschneider

Ferramentas