Cara a cara. Retratos de espanhóis e portugueses da coleção Fotocolectania

Cara a cara. Retratos de espanhóis e portugueses da coleção Fotocolectania

A exposição traz uma seleção de retratos fotográficos dos fundos da Coleção Foto Colectania no âmbito da Mostra Espanha 2017.

O retrato é um dos géneros mais sugestivos da fotografia porque remete a algo muito próximo: nós próprios e os outros. A tendência dos fotógrafos a prestar atenção aos pormenores converte-os em analistas hábeis dos nossos olhares e dos gestos que nos identificam e nos revelam.

Esta exposição, converte as grandes peças da coleção de Foto Colectania nas protagonistas, partindo destes elementos sempre presentes no cara a cara entre o fotógrafo e o retratado: o olhar e o corpo. Envolvem-nos olhares diretos, cruzados, provocadores ou esquivos. Junto a eles, a força da gestualidade corporal que comunicam os retratos solitários, de grupos e alguns auto-retratos, o olhar do fotógrafo sobre si próprio.

Cara a cara é uma seleção dos fundos da Coleção Foto Colectania, que é constituída por 3.000 obras de fotógrafos espanhóis e portugueses, realizadas entre 1950 e a atualidade. O acervo desta fundação inclui ainda o Arquivo do fotógrafo madrileno Francisco Gómez.

Colectania Foundation é uma organização sem fins lucrativos, criada em Barcelona em 2002, com o objetivo de disseminar a fotografia no campo social, artístico e educacional. Sua sede, que abriga sua coleção, uma sala para exposições temporárias e uma biblioteca especializada em fotografia, está localizado no distrito de Born, em Barcelona.

  • Artes visuais
  • Braga
  • Dom, Dezembro 17 —
    Ter, Janeiro 30, 2018

Foro

Venue map

Museu da Imagen de Braga, Campo das Hortas 35, 4700-421 Braga
253-278-633

Entradas

Horários: terça a sexta-feira, 11:00–19:00; sábados e domingos, 14:00–18:00

Mais informações

Mostra Espanha 2017

Créditos

Organizado por Secretaría de Estado de Cultura de España, Museu da Imagem e Fundación Foto Colectania

Ferramentas