Ciclo Albert Serra

Ciclo Albert Serra

O espanhol Albert Serra é o Realizador Convidado do mês na Cinemateca Portuguesa.

De entre os realizadores espanhóis revelados na última década, Albert Serra foi muito provavelmente aquele que alcançou maior proeminência internacional.

As suas longas-metragens, sempre desafiadoras e provocantes, foram revelando um punhado de caraterísticas persistentemente repetidas: uma relação com a literatura clássica, que não tem necessariamente que passar por textos, mas de que aproveita figuras e ideias (o Dom Quixote de Honor de Cavalleria, o Casanova e o Drácula de Historia de la Meva Mort) tomadas como motivos visuais ou temáticos; uma relação com a História, direta ou indiretamente convocada em todos os seus filmes, e que o seu mais recente filme (La Mort de Louis XIV), centrado na figura do Rei-Sol, concretiza como até agora nenhum outro filme de Serra tinha concretizado; e, no plano formal, um balanço, complexo e produtivo, entre a lógica de improviso que Serra cultiva com os seus atores (quase sempre não-profissionais, sendo La Mort de Louis XIV, interpretado por Jean-Pierre Léaud, uma exceção) e o rigoroso espírito de composição (e contemplação) que pauta a orgânica da sua planificação.

Uma obra ainda curta, mas já marcante, pode-se dizer mesmo que das mais marcantes entre os cineastas que se iniciaram no século XXI. É esta obra que vamos acompanhar ao longo de duas semanas, no contexto e no espírito da rubrica regular de programação “Realizador Convidado” da Cinemateca Portuguesa, por conseguinte na presença do próprio autor, a quem pediram ainda uma seleção de filmes que ele gostasse de mostrar em contexto com os seus. E são ambos –o programa como o diálogo entre filmes que ele sugere– muito promissores.


Programação

La mort de Louis XIV

  • 4ª-feira, 11 de Janeiro – 21h30
    De Albert Serra, Espanha, França e Portugal, 2016, 115 minutos.
  • Com a presença de Albert Serra e Jean-Pierre Léaud

Honor de cavalleria

  • 5ª-feira, 12 de Janeiro – 18h30
  • De Albert Serra, Espanha, 2006, 104 minutos.

La prima notte di quiete

  • 5ª-feira, 12 de Janeiro – 22h00
  • De Valerio Zurlini, Itália, 1972, 130 minutos.

El cant dels ocells

  • Sábado, 14 de Janeiro - 18h30
  • De Albert Serra, Espanha, 2008, 98 min

Waiting for Sancho

  • Sábado, 14 de Janeiro – 22h00
  • De Mark Peranson, Espanha e Canadá, 2008, 105 minutos.

Zui yu fa

  • 2ª-feira, 16 de Janeiro – 18h30
  • De Zhao Liang, China, 2007, 122 minutos

Uomini contro

  • 2ª-feira, 16 de Janeiro – 22h00
  • De Francesco Rosi, Itália e Jugoslávia, 1970, 101 minutos

Parsifal

  • 3ª-feira, 17 de Janeiro – 18h30
  • De Hans-Jürgen Syberberg, Alemanha e França, 1982, 255 minutos

Història de la meva mort

  • 4ª-feira, 18 de Janeiro – 18h30
  • De Albert Serra, Espanha e França, 2013, 148 minutos

Dorogoy tsenoy

  • 4ª-feira, 18 de Janeiro - 22h00
  • De Mark Donskoy, URSS, 1957, 98 minutos

Cubalibre

  • 5ª-feira, 19 de Janeiro – 18h30
  • De Albert Serra, Espanha, 2013, 18 minutos
  • Colóquio com a presença de Albert Serra

Der tod der Maria Malibran

  • 5ª-feira, 19 de Janeiro – 22h00
  • de Werner Schroeter, RF Alemanha, 1971, 100 minutos

Ken Park

  • 6ª-feira, 20 de Janeiro – 18h30
  • De Larry Clark, EUA, 2002, 93 minutos

Duel in the Sun

  • 6ª-feira, 20 de Janeiro – 22h00
  • De King Vidor, EUA, 1946, 129 minutos

El Senyor ha fet en mi meravelles

  • Sábado, 21 de Janeiro – 18h30
  • De Albert Serra, Espanha, 2011, 146 minutos

Animal Crackers

  • Sábado, 21 de Janeiro – 22h00
  • De Victor Heerman, EUA, 1930, 97 minutos

Cutter’s way

  • 2ª-feira, 23 de Janeiro – 22h00
  • de Ivan Passer, EUA, 1981, 107 minutos

Querelle

  • 3ª-feira, 24 de Janeiro – 22h00
  • de Rainer Werner Fassbinder, Alemanha, 1982, 107 minutos
  • Cinema
  • Lisboa
  • qua, 11 de janeiro —
    ter, 24 de janeiro 2017

Foro

Cinemateca Portuguesa, Rua Barata Salgueiro 39, 1269-059, Lisboa
213-596-200

Entradas

Horário da bilheteira: das 14h30 às 15h30 e das 18h às 22h.

Mais informações

Cinemateca Portuguesa

Créditos

Organizado pela Cinemateca Portuguesa e Rosa Filmes.

Ferramentas