Ciclo Cinema Espanhol Fundação D. Luis I

Ciclo Cinema Espanhol Fundação D. Luis I

Este ciclo de cinema é fruto da parceria entre a Fundação D. Luis I e a Embaixada de Espanha com um programa que reflete a riqueza e diversidade da cinematografia espanhola.

O cinema é um instrumento cultural indispensável, uma vez que a difusão das obras audiovisuais permite reforçar as ligações culturais entre Espanha e Portugal, promovendo o cinema e a cultura. Através de um programa que reflete a riqueza e diversidade da cinematografia espanhola, esta mostra tem como objetivo situar o cinema espanhol mais perto do público português.

O Anjo Exterminador (El Ángel Exterminador)

  • 15 de novembro às 21h.
  • de Luis Buñuel, Espanha, 1962, 90 minutos. Ver trailer.

Misteriosamente, após um luxuoso jantar oferecido pelos Nóbile, os convidados descobrem que, por razões inexplicáveis, ninguém consegue deixar a mansão. Ao longo dos dias que se seguem as máscaras criadas, em virtude das posições sociais, vão caindo quando todos se veem forçados a lutar pela própria sobrevivência…

O Carrasco (El Verdugo)

  • 16 de outubro às 15h.
  • De Luis García Berlanga, Espanha, 1963, 87 minutos. Ver trailer.

José Luís é empregado numa funerária e sonha emigrar para a Alemanha para ser mecânico. A sua namorada é filha de Amadeo um carrasco profissional que obriga os dois jovens a casar por uma questão de honra. Como José Luis não tem meios para sustentar a mulher, o sogro, que está à beira da reforma, propõe-lhe que se candidate ao lugar de Carrasco que lhe dará direito a casa. Apesar de relutante José Luis acaba por aceitar o lugar convencido que nunca terá que exercer o ofício…

A Viagem de Carol (El Viaje de Carol)

  • 16 de outubro às 17h30.
  • De Imanol Uribe, Espanha, 2002, 104 minutos. Ver trailer.

Carol, uma adolescente de mãe espanhola e pai norte-americano, piloto das Brigadas Internacionais, visita pela primeira vez Espanha com a mãe, em 1938. Quando chega à casa onde a mãe cresceu apercebe-se de que a família materna vive sob o jugo dos convencionalismos mas que esconde muitos segredos. De caráter rebelde Carol opõe-se à rigidez de costumes que lhe são alheios. Através da cumplicidade com Maruja, da sabedoria do avô e o seu amor por Tomiche, Carol inicia uma viagem que lhe abrirá as portas para um universo de sentimentos num trajeto interior inolvidável.

A Noiva (La Novia)

  • 16 de outubro às 21h.
  • De Paula Ortiz, Espanha, 2015, 93 minutos. Ver trailer.

Desde pequenos que Leonardo, a noiva e o noivo formam um triângulo inseparável mas, quando se aproxima a data do casamento, a situação complica-se porque entre Leonardo e a noiva sempre houve mais do que amizade. A tensão entre ambos é como um fio invisível que não se pode explicar nem romper. Adaptação da peça Bodas de Sangue de Federico Garcia Lorca.

Felizes 140 (Felices 140)

  • 17 de outubro às 15h.
  • De Gracia Querejeta, Espanha, 2015 98 minutos. Ver trailer.

Elia celebra 40 anos e decide reunir família e amigos numa luxuosa casa rural. Tem algo de muito importante para dizer-lhes e com a chegada de um convidado surpresa pode provocar uma mudança radical no ambiente entre todos.

A Minha Grande Noite (Mi Gran Noche)

  • 17 de outubro às 17h30.
  • De Álex de la Iglesia, Espanha, 2015, 93 minutos. Ver trailer.

Um programa especial de Ano Novo é gravado antecipadamente e José é enviado pela sua agência como figurante. Cantores e apresentadores estão todos juntos na disputa de atenção e estrelato, enquanto centenas de pessoas fingem desesperadamente rir e celebrar o novo ano durante uma semana e meia. A grande rivalidade entre dois cantores, Alphonso e Adanne, e dos dois apresentadores atinge o auge da competição e dissimulação por trás das câmaras. Mas o que ninguém sabe é que a vida de Alphonso corre perigo.

  • Cinema
  • Cascais
  • Sex, 15 de Novembro —
    Dom, 17 de Novembro 2019

Foro

Centro Cultural de Cascais, Av. Rei Humberto II de Itália, 2750-642 Cascais
214-815-660

Entradas

Entrada livre

Créditos

Organizado pela Fundação D. Luis I e a Seção Cultural da Embaixada de Espanha

Ferramentas