Colección Masaveu no Museu Nacional de Arte Antiga

Colección Masaveu no Museu Nacional de Arte Antiga

A Colección Masaveu traz a Portugal os Grandes Mestres da Pintura Espanhola: El Greco, Zurbarán, Goya e Sorolla.

Projeto especificamente concebido para o Museu Nacional de Arte Antiga, Colección Masaveu. Grandes Mestres da Pintura Espanhola Greco, Zurbarán, Goya, Sorolla traz a Portugal uma seleção do extraordinário espólio reunido no decurso de três gerações por uma família referencial do tecido económico do país vizinho, distinta também pela sua relevante ação cultural.

O conjunto das 60 obras aqui expostas identifica aspetos fundamentais da história da pintura espanhola, do século XV ao século XX, por intermédio dos seus protagonistas de referência. Greco, Zurbarán, Goya e Sorolla são apenas quatro nomes incontornáveis num percurso que, de Gallego a Ribera ou de Murillo a Fortuny, entre muitos outros, se desdobra de forma fascinante por quase cinco séculos.

Dando especial destaque ao chamado Siglo de Oro, a Coleção Masaveu congrega peças provenientes das mais notáveis pinacotecas de Espanha, como a coleção real, ou a coleção do Infante Sebastião Gabriel de Bourbon e Bragança, neto de D. João VI de Portugal. O núcleo dedicado a Joaquín Sorolla, com obras de todas as temáticas tratadas pelo grande pintor da luz, é outro dos pontos fortes desta coleção. Por essa razão, também Sorolla ocupa nesta mostra um especial destaque.

  • Artes visuais
  • Lisboa
  • Sex, 20 de Novembro —
    Dom, 10 de Abril 2016

Foro

Museu Nacional de Arte Antiga, Rua das Janelas Verdes, Lisboa
213-912-800

Entradas

Bilhetes: 3,5-7€. Horário: terça-feira a domingo de 10h00 às 18h00.

Mais informações

Museu de Arte Antiga

Créditos

Organizado pelo Museu Nacional de Arte Antiga e a Colección Masaveu.

Ferramentas