Cubículo Projecto Galeria

Cubículo Projecto Galeria

Cubículo Projecto Galeria surge em Lisboa como um projecto de curadoria para investigar e apresentar projectos com um forte cunho nas artes plásticas, na sua vertente efémera, projectos de performance.

Ao longo dos próximos meses, artistas de diferentes nacionalidades vão residir durante uma semana no Cubículo, culminando a residência com uma performance.

Na semana do 20 a 29 de Junho o espanhol Ramón Churruca e Rocío Boliver do México entre outro apresentaram a sua visão sobre  o espaço casa, a través da sua investigação artística durante a residência, concluindo com uma performance.

Ramón Churruca nasce em Bilbao, em 1964. Estuda com 20 anos Cinema Experimental no Art Institute de San Francisco e licencia-se em Performance/Video. Hoje pode ser considerado um dos artistas mais comprometidos e directos dentro da performance em contexto espanhol.

Incompreensão, isolamento, autor maldito, são as chaves ácidas e ao mesmo tempo bastante auto-críticas com que Ramón Churruca situa a sua reflexão audiovisual, pensando a produção artística e o contexto em que se gera: seja este social, histórico ou (auto)biográfico. Modos que nas suas características costuma entrecruzar, projectando no seu trabalho uma vasta gama de recursos visuais e narrativa oral. Nas suas performances acontece um fluxo em presença do espectador, quase loucura. Ramon comenta assim o seu processo de composição: É como uma possível loucura. Tem muito trabalho mental e de escrita. Incorporo uma série de pautas que depois em directo vou transformando.

  • Artes cénicas
  • Lisboa
  • sex, 20 de junho —
    dom, 29 de junho 2014

Foro

Cubículo Galeria, Rua do Terreirinho nº 63, 1ºDt, 1100-596 Lisboa
917-093-674

Mais informações

Cubículo Projecto Galeria

Créditos

Organizado por Colectivo Nuno Margarida.

Ferramentas