Dia da Mulher e a Menina na Ciência
Em virtude do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, tivemos a oportunidade de falar com Adriana Sánchez Danés e Patricia Borges, investigadoras da Fundação Champalimaud.
Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a questão da excelência das mulheres na ciência e lembrar a comunidade internacional de que a ciência e a igualdade de gênero devem avançar lado a lado, a fim de enfrentar os principais desafios mundiais e alcançar todos os objetivos e metas da Agenda 2030.
Com motivo deste dia a Secção Cultural de Embaixada de Espanha em Portugal tivemos a oportunidade de falar com Adriana Sánchez Danés e Patricia Borges, investigadoras da Fundação Champalimaud. Adriana Sánchez lidera um grupo de investigação sobre o cancro, do qual também faz parte Patricia Borges. A sua equipa está a estudar como se originam dois tipos específicos de cancro: o carcinoma basocelular e o meduloblastoma.
Falam-nos sobre a importância da participação e inclusão das mulheres e meninas na ciência e encorajam todas as meninas a não perderem o fascínio e a curiosidade de criar e experimentar à medida que crescem.
Conhece a labor que fazem os cientistas espanhóis nas instituições portuguesas? Desfruta e aprende com estes vídeos de divulgação, entre um gole e outro de ciência vamos falar de assuntos da saúde, política, alimentação, biologia, física, psicologia...