Em boa memória

Em boa memória

A exposição “Em boa memória: Retrato, Humanidade e Futuro” leva um conjunto de importantes retratos do Museo Nacional de Arte Antiga ao espaço cultural e sede do Banco Santander.

Esta exposição, dedicada ao retrato, é o primeira de um tríptico expositivo intitulado O Edifício dos Leões em diálogo com o Museu Nacional de Arte Antiga, abrindo-se, deste modo, um ciclo de parceria entre o Banco Santander e a instituição museológica através de temáticas comuns às coleções de arte das duas instituições.

Nesta primeira exposição, que conta com a participação da Fundación Banco Santander, de Espanha, conferindo uma dimensão ibérica ao percurso artístico do retrato, questões como a busca da identidade ou o perpetuar da memória do indivíduo são reinventadas por artistas de diferentes épocas.

Numa sociedade dominada pelo fenómeno das selfies publicadas incessantemente nas redes sociais, importa questionar a arte do retrato e o seu futuro. O futuro constrói-se olhando para a frente, porém é nos antepassados que encontramos força e matriz para a criação contemporânea. Questões tão atuais como a como a busca da identidade ou o perpetuar da memória do indivíduo, são reinventadas por artistas como Domingos Sequeira, Malhoa, Velázquez, ou ainda Pedro Cabrita Reis, na sua visão auto retratista contemporânea.

  • Artes visuais
  • Lisboa
  • sáb, 18 de dezembro —
    seg, 31 de outubro 2022

Foro

Edifício sede do Banco Santander, Rua do Ouro, 88, 1100-060 Lisboa
210-526-135

Entradas

Mais informações

Banco Santander

Créditos

Organizado pelo Museu Nacional de Arte Antiga e o Banco Santander.

Ferramentas