O Conservador-restaurador: uma profissão do Património Cultural

O Conservador-restaurador: uma profissão do Património Cultural

A ARP realiza um encontro sobre a profissão e que contará com a participação de vários oradores nacionais e internacionais.

A agenda política europeia dos últimos anos, atribui uma importância relevante ao debate sobre o sector cultural, aos seus intervenientes e à sua interação com outros sectores como o Turismo, o Trabalho, a Economia e a Educação, e face à realidade crescente da mobilidade de profissionais, da pressão da imigração, do envelhecimento de uma geração de cidadãos ativos, e da necessidade da proteção da identidade cultural europeia, considera premente garantir a qualidade e a transmissão do conhecimento através das gerações futuras.

A consciência da Comissão Europeia de que o sector cultural, em particular do património cultural, exige uma urgência na resolução destes desafios, deu origem a um debate abrangente sobre o sector, gerando também grupos de trabalho sob o tema “Skills, training and knowledge transfer for traditional and emerging heritage professions”, onde se discute a realidade e o futuro das profissões do património cultural. Entre estas, a profissão de Conservador-restaurador apresenta-se como um paradigma ao possuir um código deontológico e ético, ter definido o perfil académico indispensável para acesso à profissão (E.C.C.O, ENCoRE) e permitir o mútuo reconhecimento de profissionais com idênticas formações no contexto europeu.

É neste contexto que a ARP – Associação Profissional de Conservadores-restauradores de Portugal pretende trazer este debate para a realidade portuguesa, promovendo a organização do encontro transnacional, “O Conservador-restaurador: uma profissão do património cultural”.

Neste encontro, participarão os conferenciantes Fernando Carrera e Ana Gálan, respectivamente o Presidente e a Vice-presidente da Asociación Profesional de Conservadores Restauradores de España (ACRE).

  • Património cultural
  • Lisboa
  • Sex, 18 de Janeiro 2019
  • 09:00 – 18:00

Foro

Museu Nacional de História Natural e da Ciência, R. da Escola Politécnica 56, 1250-102 Lisboa
213-921-800

Entradas

Comprar bilhetes (10€ geral | 5€ associados ARP): [email protected]

Mais informações

ARP – Associação Profissional de Conservadores-restauradores de Portugal

Créditos

Organizado pela ARP – Associação Profissional de Conservadores-restauradores de Portugal e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Ferramentas