Extremadura en el Espejo de la Memoria e Los Yunteros de Extremadura

Extremadura en el Espejo de la Memoria e Los Yunteros de Extremadura

O livro sobre a memoria histórica em Extremadura e o documental sobre os Yunteros vão ser apresentados no Instituto Cervantes de LIsboa.

Extremadura en el Espejo de la Memoria é um trabalho que compila o ciclo de conferências organizado pela Armhex e a Diputación de Badajoz para a comemoração em 2016 do 80º aniversário do início da Guerra Civil e que serviu para abordar questões de rigor e coerência, como a repressão, o exílio da Extremadura, a intervenção de Portugal e a ajuda aos rebeldes franquistas, os refugiados no país vizinho ou os processos de exumações de túmulos.

Tópicos como “Fronteira e Guerra Civil. Paredes políticas e pontes de solidariedade”; “Exumações e recuperação da memória histórica”; “A Guerra Civil 80 anos depois; ou “Extremadura após a Guerra Civil. Economia e Sociedade. História e Memória” foram abordados por especialistas de diferentes áreas, como María Dulce Simoes, Emilio Silva, Alberto Reig, Mirta Núñez e Francisco Espinosa Maestre.

O livro Extremadura no espelho da memória é acompanhado por uma placa USB com o documentário Los Yunteros de Extremadura, dado como perdido no final da Guerra Civil e que apareceu fortuitamente em 2012 no Arquivo do Estado Russo do Film Documentário e Fotografia de Krasnogorsk.

O filme Los Yunteros de Extremadura, cuja recuperação, conservação e divulgação tem o apoio da Filmoteca de Extremadura, consegue recuperar parte do patrimônio audiovisual e memória histórica da Segunda República para a região e revela o conflito social em em torno dos yunteros da Extremadura.

  • Património cultural
  • Lisboa
  • Qua, Novembro 15, 2017
  • 16:30

Foro

Venue map

Instituto Cervantes, R. de Santa Marta 43F, 1150-005 Lisboa
213-105-020

Entradas

Entrada livre

Créditos

Organizado pela ARMHEX e o Instituto Cervantes de Lisboa

Ferramentas