Federico García no 35º Festival Almada

Federico García no 35º Festival Almada

A dramaturgia de Pep Tosar a partir da vida e da obra de Federico García Lorca irá ser um dos principais espetáculos do prestigioso Festival de Teatro de Almada.

De 4 a 18 de julho, Almada volta a ser a capital nacional do Teatro, acolhendo a 35ª edição do Festival Internacional. É um sempre renovado motivo de orgulho continuar a contar com o maior evento teatral do país, incontornável cartão de visita do concelho e um exemplo de projeção internacional do que de melhor se faz no panorama cultural português.

Federico García

Federico García aborda a vida de Federico García Lorca (1898-1936), cruzando o Flamenco e o vídeo numa simbólica viagem de comboio entre Madrid e Granada (a derradeira do escritor, antes de ser assassinado). Estreado no Festival Grec de Barcelona, este espectáculo/documentário utiliza as várias linguagens do universo do poeta granadino (destaque para o bailaor José Maldonado e a cantaora Mariola Membrives) para nos falar da sua obra, da sua vida –e da sua morte. “Uma morte que nunca acaba: que se prolonga infinitamente”, afirma Pep Tosar, que convoca para este recital figuras como Luis Buñuel, Manuel de Falla e Salvador Dalí.

Federico García constitui ainda um confronto com as feridas não sanadas da Guerra Civil Espanhola, tendo os versos do poeta (inclusive em catalão) ao fundo. O jornal El Periódico considerou-o “uma magnífica biografia sonora e visual”, ao passo que o El País sublinhou “o novo olhar sobre Lorca”.

Pep Tosar

Pep Tosar (n. 1961) iniciou o seu percurso como actor no Teatro Lliure, em montagens de Pere Planella, Josep Muntanyès ou Fabià Puigserver. No Teatro María Guerrero, em Madrid, assistiu Lluís Pasqual na montagem de Comédia sem título, de Lorca. Fundou a sua própria companhia (A história do Senhor Sommer, de Süskind, esteve em Almada em 2008) e, posteriormente, a solo, tem encenado textos de Blai Bonet, Antonio Tabucchi, Thomas Bernhard, Tchecov, entre outros.

  • Artes cénicas
  • Almada
  • Qua, 18 de Julho 2018
  • 22:00

Foro

Escola Don António da Costa, Av. Prof. Egas Moniz 22A, 2800-022 Almada
212-723-600

Entradas

Mais informações

Festival de Almada

Créditos

Organizado pelo Teatro Municipal Joaquim Benite e a Companhia de Teatro de Almada

Ferramentas