Formas Artísticas – Livros Ilustrados por Joan Miró

Formas Artísticas – Livros Ilustrados por Joan Miró

A Livraria Lello inaugura a exposição “Formas Artísticas - Livros Ilustrados por Joan Miró” que reúne edições limitadas de livros ilustrados por Joan Miró.

Trata-se de uma exposição de livros de artistas que pertence ao acervo documental da biblioteca privada de Joan Miró, pela primeira vez expostos em Portugal e pela segunda em todo o mundo, contando com a curadoria conjunta de Joan Punyet Miró e da Successió Miró.

A exposição testemunha uma fascinante viagem através dos livros ilustrados ao longo século XX. Representa o diálogo intertextual e artístico que Joan Miró levou a cabo com os mais importantes escritores do seu tempo, privilegiando sempre a poesia que reinterpretou plasticamente através de gravuras e litografias. A aventura de Joan Miró como artista plástico é inseparável da sua relação com a literatura.

Na exposição serão exibidos 13 livros ilustrados por Joan Miró com textos de alguns dos poetas mais proeminentes do século XX, entre os quais André Frénaud, André Pieyre de Mandiargues, José-Miguel Ullán, Lise Deharme, Michel Leiris, Pablo Neruda e René Char. Nesta seleção merece ainda destaque o livro do poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto, intitulado Joan Miró (edição de 1950), no qual os dois amigos experimentam técnicas novas com resultados inovadores, tendo alguns dos livros contado, também, com a cumplicidade do editor, poeta e artista plástico Pierre André Benoit.

A exposição será apenas o primeiro de três eventos que contarão com a presença do neto do pintor Joan Miró na Livraria Lello.

No domingo, 29 de abril, pelas 17h00, será apresentado na Livraria Lello o livro Miró & Music de Joan Punyet Miró, neto de Joan Miró, historiador de arte, comissário, escritor, poeta, artista de performance, administrador da Successió Miró e vice-presidente da Associação para a Defesa da Obra de Miró, num evento enriquecido com uma conversa com o escritor e poeta Valter Hugo Mãe. No seu livro Miró & Music, Joan Punyet Miró estabelece uma análise do relacionamento de Joan Miró com a música, através de uma viagem ao longo da sua vida que começa em Barcelona, passando por Paris, onde estabeleceu uma estreita relação com alguns dos compositores mais importantes da sua época, até Palma de Maiorca, onde reuniu uma coleção de discos muito eclética, publicada pela primeira vez na sua totalidade.

No dia seguinte, 30 de abril, segunda-feira, pelas 17h00, será lançado mais um livro, desta feita a edição da Livraria Lello do Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, por muitos considerado o expoente máximo da literatura do país vizinho. Este será o terceiro título da The Collection, a coleção de clássicos da Livraria Lello, e contará com o prefácio de Joan Punyet Miró que apresentará o livro, após o que estará disponível para autografar o prefácio que escreveu.

  • Literatura
  • Porto
  • Sáb, 28 de Abril —
    Sáb, 30 de Junho 2018

Foro

Livraria Lello, R. das Carmelitas 144, 4050-161 Porto
222-002-037

Entradas

Mais informações

Livraria Lello

Créditos

Organizado pela Livraria Lello e Successió Miró

Ferramentas