II Fiadeiro de Contos. Encontro de Contadores de Histórias

II Fiadeiro de Contos. Encontro de Contadores de Histórias

Pitões das Júnias, pequena aldeia medieval do norte do pais, recupera por um fim-de-semana a tradições dos narradores de contos.

Após o sucesso do passado ano, o Fiadeiro de Contos está de volta na isolada aldeia de Pitões das Júnias e acolherá, na sua segunda edição, a diversos contadores de historias e a três bandas de músicos de gaita, para que as tradições oral e musical se encontrarem para incentivar a difusão do folclore regional. Neste ano, os habitantes da aldeia e os visitantes poderão desfrutar das histórias contadas pelo António Fontinha e Ana Sofia Paiva, os dois nascidos em Lisboa, do Padre Fontes, da região do norte do país, e do galego Cândido Pazó, reconhecido contador de contos a nível internacional. A diferença do ano anterior, onde só tiveram os contadores de contos, este ano suma-se ao evento a música, da mão de três grupos de gaiteiros: os Pé de Cabra, Gaiteros de Pitões e o grup o galego Habelas Hainas.

A iniciativa pretende recuperar e promover a tradição oral já quase esquecida com o novo tipo de vida urbana e tecnológica, mas também aumentar a convivência dos vizinhos da aldeia, no mais de 200, onde a ajuda e apoio mutuo é básico. Também tenciona impulsionar o número de actividades culturais e dinamizar a vida quotidiana da região, a qual fica isolada pelo parque natural que a envolve. Para além da promoção da leitura e folclore desta area isolada, outro dos objectivos chave da actividade e atrair o turismo e aumentar o conhecimento da aldeia tanto no interior como no exterior do pais.

Tradicionalmente, antes que as tecnologias invadiram as nossas vidas e as cidades foram os centros da vida da regiões, estes contos eram transmitidos de gerações em gerações por as famílias e os amigos, e eram, no só uma maneira de entreter as pessoas, se não também uma forma de aprender sobre a sua cultura e identidade; pois nestes contos, os avós explicavam a sua experiência vivida e davam lições aos mais novos. Por tanto, a aldeia de Pitões das Júnas vê necessário a preservação da figura do narrador de contos como elemento chave do folclore regional e da transmissão do mesmo.

  • Artes cénicas
  • Montalegre
  • Sex, 7 de Agosto —
    Dom, 9 de Agosto 2015

Foro

Largo Eiró 3, Peneda-Gerês National Park, 5470-370 Pitões das Junias
919-001-066

Entradas

Entrada livre

Mais informações

Fiadeiro de Contos

Créditos

Organizado pela Associação para o Desenvolvimento de Pitões em parceria com a Câmara Municipal de Montalegre e o Teatro Nacional S. João com o apoio da Seção de Cultura da Embaixada de Espanha

Ferramentas