Ilustrarte 2016

Ilustrarte 2016

VII Bienal Internacional de Ilustração para a Infância.

Consagrados ilustradores e novos criadores do fabuloso mundo da literatura infantil ilustrada mostram as suas obras na Ilustrarte – VII Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, que decorre de 22 de janeiro a 17 de abril de 2016, no Museu da Eletricidade.

Do Chile ao Japão, dos EUA à Austrália, da China ao Irão, mais de 1700 ilustradores de 72 países concorreram a esta edição, entre os quais a espanhola Violeta Lópiz, é distinguida com o Prémio Ilustrarte 2016. Todos os trabalhos foram avaliados por um júri internacional formado por Serge Bloch (ilustrador, francês), Juanjo Oller (editor e ilustrador, espanhol), Johanna Benz (ilustradora, alemã, vencedora da Ilustrarte 14) e Joana Astolfi (editora e designer, portuguesa).

Comissariada por Eduardo Filipe e Ju Godinho, a exposição apresenta ainda dois núcleos temáticos: um olhar sobre a obra de Alice Vieira, uma das mais celebradas escritoras portuguesas para a infância e juventude e uma exposição monográfica sobre a obra do francês Serge Bloch, um dos grandes autores da ilustração e design internacionais contemporâneos.

A ilustradora espanhola Violeta Lópiz vence o Prémio Ilustrarte 2016, com o livro Amigos do Peito, com texto de Cláudio Thebas, e editado em Portugal pela Bruaá (2014). As originais ilustrações de Violeta Lópiz juntam-se ao texto poético de Cláudio Thebas para nos guiar ao longo de um passeio pelo bairro onde vive uma criança, cruzando praças, edifícios e amigos de cujo nome completo nunca se lembra: “Amigo não tem apelido, amigo tem endereço!” As imagens de Violeta Lópiz conseguem criar uma empatia imediata com o leitor ao revelar as ligações entre lugares, pessoas e afetos.

O júri atribuiu ainda menções especiais à ilustradora belga Ingrid Godon, ao espanhol Jesus Cisneros e à italiana Claudia Palmarucci.

As receitas de bilheteira revertem integralmente para a campanha de assistência humanitária UNICEF – Crianças Sírias.

  • Design
  • Lisboa
  • Sex, 22 de Janeiro —
    Dom, 17 de Abril 2016

Foro

Museu da Eletricidade, Av. de Brasília, Central Tejo, 1300-598 Lisboa
210-028-190

Entradas

Bilhetes: 2€ (geral), 1€ (reduzido). Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Mais informações

Ilustrarte 2016

Créditos

Organiza: Fundação EDP.

Ferramentas