IX Festival Internacional de Órgão de Braga

IX Festival Internacional de Órgão de Braga

Dois agrupamentos espanhóis participam na IX edição do Festival Internacional de Órgão de Braga: Baile de Ventos e Ministriles de Marsias.

O Festival de Órgão de Braga celebra a sua 9ª edição com concertos em várias igrejas. Vai decorrer de 28 de abril a 14 de maio e contará com mais de 150 músicos em 11 concertos com 13 órgãos. Para além disso, este ano, introduzirão uma nova disciplina, a dança.

Baile de Ventos: concerto a dois órgãos, gaitas de fole galegas e percussão

  • 28 de abril às 21h30. Na Catedral de Braga.
  • Com Arturo Barba Sevilhano, Christian Tarabbia, Cristian Silva e David Bellas.

Organista-Concertista, Arturo Barba Sevilhano é o organista principal da Orquesta de Valencia e da Orquesta del Palau de Les Arts de Valencia, responsável pelos ciclos de órgão do Palau de la Música de Valencia e director artístico do Festival Internacional de Música de Morella e do Festival de Órgano Histórico de Montesa. Fez gravações ao vivo para a RNE-Radio Clásica assim como várias gravações e trabalhou como solista com grandes maestros como Z. Mehta, F. Biondi, M. Plasson, C. Halffter e J. Pons entre outros.

Titulado Prof. en Gaita Galega e Titulado Superior en Instr. da Música Tradicional e Popular Galega (con matrícula de honra no seu concerto fin de carreira), David Bellas foi profesor nas escolas municipais de Xove e de Foz, nos conservatorios Coppelia de Vigo e o municipal de Riveira. Foi director da escola de música tradicional O Son do Sor e da orquestra de gaitas e percusión da mesma, así como director do Combo Folque do Conservatorio Profesional de música de Viveiro. Gañou numerosos concurso tanto como solista como formando parte do cuarteto O Chupabras.

Cristian Silva é um músico e artista galego conhecido pelo seu domínio da gaita de foles. Silva funde a tradição com as técnicas de tocar vangardistas da gaita de foles para explorar um novo género de música indie-pop. Desde o lançamento do seu último álbum, Ego, tem sido elogiado pela crítica espanhola e tem participado em vários festiva.

Ministriles de Marsias: a música das catedrais no século de oro

  • 6 de maio às 21h30. Na Igreja do Pópulo, Braga.
  • Com Javier Artigas e Ministriles de Marsias.

Javier Artigas é um investigador e concertista de instrumentos históricos de teclado. Desde 1984 tem dado regularmente concertos em Espanha, Europa, América e Ásia, nos mais importantes ciclos dedicados ao órgão, cravo e clavicórdio. É também membro do conjunto de instrumentos históricos de sopro Ministriles de Marsias e colabora regularmente com grupos como Les Sacqueboutiers de Toulouse, Capella dels Ministrels, Ensemble 415, El Concierto Español, Ensemble Tournières, Il Trio Galante, etc., bem como com diferentes orquestras. Também participou, como solista e acompanhante, em numerosas gravações sonoras para a RNE, Radio Clásica e RTVE.

Ministriles de Mársias é um conjunto de menestréis, nome dado aos instrumentos de sopro nas capelas das catedrais. O grupo é especializado na interpretação de música espanhola, e não apenas instrumental, mas vocal, juntando cantores e órgão para recriar o modelo que era típico nas capelas das igrejas e catedrais espanholas, onde os menestréis eram indispensáveis ​​desde o final do século XV até meados do século XVIII.

  • Música
  • Braga
  • sex, 28 de abril —
    sáb, 6 de maio 2023

Foro

Catedral de Braga e Igreja do Pópulo, Braga
253-263-317

Entradas

Entrada livre. Veja o programa completo.

Mais informações

Festival de Órgão de Braga

Créditos

Organizado pela Arquidiocese, Câmara Municipal de Braga, a Santa Casa da Misericórdia e a Irmandade de Santa Cruz.

Ferramentas