Jacobo Castellano e Noé Sendas: Espantoso, esquisito

Jacobo Castellano e Noé Sendas: Espantoso, esquisito

Jacobo Castellano e Noé Sendas chegam a Lisboa com uma exposição conjunta na Appleton Square.

Jacobo Castellano (Jaén, Espanha, 1976) e Noé Sendas (Bruxelas, Bélgica, 1972) são dois artistas, respetivamente espanhol e português, que se procuraram mutuamente para trabalharem juntos, para realizarem esta exposição. O conceito de autoria é diluído num processo conjunto, num caminho criativo árduo e complicado, até alcançar o resultado final da obra, que é dos dois, de Sendas e de Castellano, que avançam atados. No percurso de tentativa e erro que unifica o trabalho destes dois artistas num só, inédito para esta exposição, há muito de aventura, de aposta, de experimentação e de generosidade.

Dois pares de calças são protagonistas desta fusão laboral. Duas bengalas estão penduradas, despojadas de seu uso, numa parede: ao modo de uma performance congelada. O corpo desaparece, para permanecer representado numa situação inválida, num equilíbrio estático. Este equilíbrio estático é característico de toda a exposição: estruturas sem finalidade prática. Elementos de uso quotidiano convertem-se em representantes do absurdo, de um jogo muito sério, mas também carregado de um grande sentido de humor.

Ambos os artistas despiram-se um para o outro, cedendo as suas calças para um trabalho de intuição partilhada a partir do conhecimento comum, da comunicação no atelier. Abandonaram os seus apoios, as bengalas, numa parede. Apontamentos em papel, notas posteriormente raspadas com lixa, são também prova de duas velocidades, duas visões que se convertem em uma, que conformaram um trabalho comum, uma série de experimentos baseados na tática da tentativa e erro, do escondido, do achado e do recuperado, numa paisagem em que Jacobo Castellano e Noé Sendas se encontraram, a gosto, os dois.

Inauguração a 16 de maio às 22h00.

  • Artes visuais
  • Lisboa
  • qua, 17 de maio —
    qui, 15 de junho 2017

Foro

Appleton Square, Rua Acácio de Paiva 27, 1700-111 Lisboa
210-993-660

Mais informações

Appleton Square

Créditos

Exposição realizada com o apoio de Acción Cultural Española (AC/E), Programa de Internacionalización de la Cultura Española (PICE) e Gobierno de España, Ministerio de Educación, Cultura y Deporte (MECD) / Promoción del Arte. Curadoria de Virginia Torrente

Ferramentas