Javier Paxariño Trío no Porto

Javier Paxariño Trío no Porto

Javier Paxariño Trío representa o amplo mosaico musical espanhol no contexto atual. Mostra Espanha 2015.

Este novo trabalho, em colaboração com Josete Ordoñez e Manu de Lucena, representa paixão, os sons do Mare Nostrum fusionados com a música espanhola das três culturas. Os ritmos do Mediterrâneo estão interligados: o ritmo gnawa do Magrebe com o ritmo ajechao da Estremadura, trocas de influências que têm como pano de fundo a grande diversidade cultural da Península. Tudo isto num convívio entre os instrumentos tradicionais e a tecnologia mais moderna.

Javier Paxariño, especialista em instrumentos de sopro, é considerado um dos melhores saxofonistas de Espanha, revelando-se em cena como um artista completo. Pioneiro da música de fusão e um estudioso dos instrumentos e das músicas do Mediterrâneo. Javier Paxariño foi membro fundador da Radio Tarifa e colaborou com diversos artistas. Destaca-se ainda a sua colaboração criativa com o compositor Alberto Iglesias para as bandas sonoras de cinema: Vacas (premiada no Japão), O Fiel Jardineiro e Cometas no Céu (ambas nomeadas para o Óscar de Melhor Banda Sonora), Exodus de Ridley Scott, entre outras, e com o compositor Francés Pascal Gaigne para o filme Katmandu, de Icíar Bollaín.

Formação

  • Javier Paxariño (saxofones e flautas)
  • Josete Ordoñez (guitarra, mandola e alaúde elétrico)
  • Manu de Lucena (bateria e percussão)
  • Música
  • Porto
  • sáb, 17 de outubro 2015
  • 21:00 – 21:00

Foro

Casa da Música, Av. da Boavista 604-610, 4149-071 Porto
220-120-220

Entradas

Comprar bilhetes (8,80 / 11€)

Mais informações

Mostra Espanha 2015

Créditos

Secretaría de Estado de Cultura, Instituto Cervantes de Lisboa, Câmara Municipal de Palmela, Casa da Música. Foto: Dianne Zilmer

Ferramentas