La Fura dels Baus no VII FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo

La Fura dels Baus no VII FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo

La Fura dels Baus fará a abertura do FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo, com o espectáculo “Manes”, na cidade de Beja.

Devido à preocupação com o Coronavirus, este evento foi cancelado.

Manes

Manes é o último dos espetáculos de La Fura dels Baus que foi concebido inteiramente sem referências externas ao grupo. Recriado em 2018, foi baseado no conceito de diversidade cultural para elaborar as diferentes partes do programa, que desejavam transmitir os elos comuns a toda a humanidade, incluindo os conceitos de nascimento, morte, sexo e comida.

A dramaturgia de Manes é baseada em uma gramática da simultaneidade e não da continuidade. Zapping de emoções e sensações. Dramaturgia a-histórica, na qual o argumento é o aqui e agora. Conjunto de cenas opostas nas quais mundos diferentes partilham espaço e tempo. História gótica que acompanha impassivelmente o embate entre diferentes intimidades, sempre surpreendida por uma luz indiscreta. Manes é um show público de eventos privados. Mostra as atitudes humanas que, geralmente, pelo trabalho e pela graça da cultura, permanecem escondidas atrás da cortina da casa, família, grupo…

Manes não articula uma linha argumental típica e, portanto, não é possível descrever uma peripécia. Este espetáculo leva a um trabalho rítmico e físico extremo e à referência ao mito e ao ritual.

La Fura dels Baus

La Fura dels Baus é excentricidade, inovação, adaptação, ritmo, evolução e transgressão. Tal característica e essência única levaram a empresa a ser pioneira na reconceitualização de dois dos aspectos mais significativos da arte dramática: o espaço teatral e o público. Assim, respectivamente, eles redefiniram o espaço, movendo-o para não convencionais – e mudaram o papel do público de passivo para activo, o que significou uma quebra da “quarta parede”. É que não há criação sem risco - uma premissa compilada desde o início, desde seus primeiros shows de rua, onde nasceu a autêntica essência de La Fura.

A curiosidade incessante e a necessidade de explorar novas tendências artísticas desenvolveram, através de um processo de criação colectiva, uma linguagem, estilo e estética únicos. Actualmente, isso se chama “língua furana”, implementada em diferentes géneros artísticos, como ópera, cinema e performances em larga escala.

A capacidade de vincular e adaptar a carnalidade e o misticismo, a natureza e o artifício, a grosseria e a sofisticação, o primitivismo e a tecnologia, em todas as apresentações, deu ao La Fura dels Baus seu sucesso e prestígio internacional.

La Fura dels Baus apresentarão-se no FITA, que se consolida como o maior festival de teatro em Portugal, na área geográfica em que intervém: todo o Alentejo.

  • Artes cénicas
  • Beja
  • qui, 12 de março 2020
  • 21:30

Foro

Parque de Feiras e Exposições de Beja, R. de Maria Isabel Covas Lima 1, 7800-590 Beja

Entradas

Entrada livre

Créditos

Organizado por Lendias d'Encantar com o patrocínio da Secção Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal

Ferramentas