Lisboa e Pessoa por dez artistas espanhóis

Lisboa e Pessoa por dez artistas espanhóis

Chegam a Lisboa trinta e cinco obras de artistas plásticos espanhóis, dedicadas a interpretar e homenagear ao Fernando Pessoa e o fascínio literário da capital portuguesa.

Algumas das pinturas foram realizadas especialmente para a presente exposição, enquanto outras foram produzidas em ocasião da exposição Lisboa, Tánger, Trieste e otras ciudades literarias, organizada em Madrid em 2018 pelo Centro Sefarad-Israel, com curadoria de Fernando Castillo. Referiu este que os artistas convocados têm uma “vocação figurativa comum, embora de estilo e inspiração diferentes, que também têm uma inclinação literária marcada que se reflete nos seus trabalhos”. Trabalhos em que igualmente se nota “um interesse em cinema, fotografia, arquitetura”, ao qual a maior parte destes autores não são alheios.

O caráter plural desta exposição relembra indiretamente a pluralidade estética da obra do próprio Fernando Pessoa, personificada na explosão criativa dos heterónimos mais conhecidos, portanto, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. A eles são dedicados os pisos temáticos do Lisboa Pessoa Hotel, sem esquecer o semi-heterónimo Bernardo Soares, ao qual é dedicada uma das salas que hospedam a exposição.

Os artistas que produziram as obras da exposição Lisboa e Pessoa por dez artistas espanhóis são Alberto Gálvez, Alvar Haro, Antonio Mateos, Concha Gomez-Acebo, Damián Flores, Illan Argüello, Joaquín Millán, Javier F. Lizán e Mariana Laín. Dada a naturalidade dos artistas, oportuno será relembrar que o próprio Pessoa dedicou páginas, exatamente há um século, entre 1916 e 1918, a refletir sobre a necessidade e o grande valor da aproximação entre culturas e artistas de Portugal e Espanha.

  • Artes visuais
  • Lisboa
  • Sáb, 15 de Setembro —
    Qui, 15 de Novembro 2018

Foro

Lisboa Pessoa Hotel, R. da Oliveira ao Carmo 8, 1200-309 Lisboa
213-894-335

Entradas

Entrada livre

Mais informações

Lisboa Pessoa Hotel

Créditos

Organizado pelo Lisboa Pessoa Hotel

Ferramentas