Lita Cabellut: Poetry Never Gives Up

Lita Cabellut: Poetry Never Gives Up

A exposição de Lista Cabellut chega a Portugal com uma mostra de pintura, instalação e escultura no Centro Cultural de Cascais com o apoio da Fundação D. Luis I.

Depois de Hong Kong, Singapura, Nova Iorque, Londres, Paris e Dubai, Lita Cabellut chega a Portugal com uma mostra de pintura, instalação e escultura no Centro Cultural de Cascais (CCC). Ao todo, mais de 30 obras em larga escala, em dois pisos do CCC, refletem um trabalho carregado de experiências fortes e emocionais da artista. Filha de mãe cigana, viveu nas ruas de Barcelona até aos 12 anos, altura em que foi adotada por uma família, que lhe viria a apresentar, aos 13 anos, o Museu do Prado. Ali encontrou a sua vocação, inspirada por nomes como Velásquez, Goya ou Frans Hals. A exposição Poetry Never Gives Up decorre no âmbito da programação do Bairro dos Museus de Cascais.

O retrato, em larga escala, ganha protagonismo na sua obra, provocando “uma emoção estética no espectador”. Cabellut desenvolveu uma técnica única e inimitável, que junta modernas aplicações de tinta a óleo e as técnicas de frescos tradicionais, influenciada pela obra de grandes mestres espanhóis e holandeses. Nas suas criações coloca as emoções e experiências que a vida lhe ensinou.

Lita Cabellut adianta: “A luz dá-me força para encontrar as formas, as cores e toda essa gama que forma as emoções que pode ter um retrato”. Acrescenta que “eu sou mais que um pintor, eu sou um contador de histórias”.

Estamos perante a primeira exposição de Lita Cabellut (Sariñena, Huesca, 1961) em Portugal, organizada pela Fundação D. Luís I. Foram seleccionadas obras de algumas das suas principais séries artísticas, que nos permitem conhecer a liberdade criativa de Cabellut, espanhola radicada em Haia, e cujos títulos indiciam o que vamos ver: A mudez da existência, A verdade, O silêncio branco, O grito animal, Os acrobatas da cidade e As estrelas nuas.

As peças nesta mostra, intitulada Poetry never gives up, unem componentes distintos, que são a chave para conhecer a trajectória desta artista de garra. É natural falar de força quando estamos perante qualquer das suas obras. Nelas, transmite-se uma energia por vezes dolorosa, que nos chega de forma imparável. A artista faz com o que o espectador, consciente ou inconscientemente, seja parte das mensagens ocultas nas suas criações. São trabalhos em que a sua alma está presente, graças à ousadia que lhe confere a capacidade única de criar e com a qual inunda o espaço que a rodeia, não deixando lugar, nem ao acaso, nem ao mecânico. As experiências pessoais somadas aos seus conhecimentos artísticos fazem dela uma criadora incansável, uma lutadora imparável. É esta qualidade que faz de Lita Cabellut uma artista incontornável na História da Arte recente. Esta exposição, que reúne trinta e duas obras, constitui uma oportunidade única para compreender o motivo pelo qual Cabellut goza desta posição privilegiada entre os artistas internacionais do nosso tempo.

  • Artes visuais
  • Cascais
  • Sex, 13 de Abril —
    Dom, 17 de Junho 2018

Foro

Centro Cultural de Cascais, Avenida Rei Humberto II de Itália, Nº16 2750-800 Cascais
214-815-660

Entradas

Bilhetes: 5€ (normal)

Mais informações

Fundação D. Luis I

Créditos

Organizado pela Fundação D. Luis I e o Centro Cultural de Cascais.

Ferramentas