Lusitânia Romana. Origem de dois Povos

Lusitânia Romana. Origem de dois Povos

A exposição é o resultado da proximação do Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, e do Museo Nacional de Arte Romano, de Mérida. Mostra Espanha 2015.

A exposição Lusitania Romana. Origen de dos pueblos / Lusitânia Romana. Origem de dois Povos é um resultado da aproximação do Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, e do Museo Nacional de Arte Romano, de Mérida, durante a edição de 2013 do Extremadura es Cultura.

Planeada como exposição internacional, reuniram-se mais de 200 peças de época romana de 18 instituições museológicas, portuguesas e espanholas, de âmbito nacional, regional e local.

A partir de um conjunto de peças de grande valor histórico-arqueológica e de grande qualidade artística, a exposição conta a história da Provincia Romana da Lusitânia, criada a partir da desanexação da Hispania Ulterior, provavelmente entre 16 e 13 a.C. Sendo uma as províncias romanas menos conhecida do ocidente do Império, é afinal uma região cuja História é das mais relevantes, quer pelo devir Histórico, quer pela diversidade de povos, tendo-se convertido na primeira capital efectiva da Península Ibérica.

Exposição em apresentação até 30 de Setembro no MNAR e no MNA a partir do último trimeste de 2015 e até ao final do primeiro semestre de 2016.

  • Património cultural
  • Lisboa
  • seg, 25 de janeiro —
    dom, 12 de junho 2016

Foro

Museu Nacional de Arqueologia, Praça do Império, 1400-026 Lisboa
213-620-000

Entradas

Entrada geral: 5€.

Mais informações

Mostra Espanha 2015

Créditos

Organizado pela Secretaría de Estado de Cultura, Museo Nacional de Arte Romano, Museu Nacional de Arqueologia e Consejeria de Educación y Cultura do Gobierno da Extremadura. Comissariado: José María Alvarez Martínez, Director do Museo Nacional de Arte Romano (Mérida); António Carvalho, Director do Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa); Carlos Fabião, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Ferramentas