Madrid Abierto em Lisboa: activando o Espaço Público

Madrid Abierto em Lisboa: activando o Espaço Público

3ª Temporada de Arquitectura na Galeria Boavista | Mostra Espanha 2015

Madrid Abierto é um programa destinado à produção de intervenções artísticas no espaço público que se tem vindo a desenvolver em várias cidades, ao longo de dez anos.

A exposição, comissariada por Jorge Díez, e inserida na programação da 3ª Temporada de Arquitectura na Galeria Boavista em Lisboa irá reunir informação sobre a produção mais significativa das edições anteriores. Mostram-se projectos como os de L. Bonvin, S. Grennan / C. Sperandio, W. Weileder, e T. Yamaguchi / M. K. Portilla-Kawamura / A. Ganjavian, junto com diversa documentação incluindo peças de vídeo e arte sonora.

Paralelamente à exposição haverá intervenções de artistas dentro do espaço da Galeria –Diana Larrea, Iñaki Larrimbe, Noaz e os colectivos Democracia e Todo Por la Praxis, e debates com artistas portugueses que desenvolvem o seu trabalho no campo das artes públicas, associadas a novas propostas culturais e às práticas colaborativas. Um encontro para o intercâmbio de experiências entre projectos, artistas e todas as pessoas interessadas na arte contemporânea desde uma aproximação critica ao entorno social, político e cultural.

Também fará parte do evento o lançamento do Unofficial Tourism, Lisboa, que contará com 5 propostas para “itinerários alternativos” dentro da cidade de Lisboa, realizadas por artistas e arquitectos. O objectivo é estabelecer novos modos de olhar e de interpretar a cidade de Lisboa, desde uma perspectiva afastada dos circuitos turísticos tradicionais. O projecto Unofficial Tourism é comissariado por Iñaki Larrimbe.

Programa

8 de Outubro, 18h00, Galeria Boavista:

  • Inauguração da exposição + conferência.
  • Apresentação da exposição: Jorge Díez, comissário.
  • Conferência: Diana Larrea, artista.
  • Apresentação de Unofficial Tourism por Iñaki Larrimbe e breve apresentação dos 5 “Itinerários alternativos de Lisboa”.

9 de Outubro, 18h00, Galeria Zé dos Bois:

  • Apresentação e debate Cidade, arte e política.
  • Apresentação: Colectivo Democracia.
  • Debate: Diego Peris (Todo Por la Praxis), Tiago Mota Saraiva (ateliermob), Noaz.

Comissário: Jorge Díez. Organização: Note, Acción Cultural Española. Produção: Acción Cultural Española. Coordenação: Andrea Buchner (Acción Cultural Española) e Bárbara Silva (NOTE). Apoio: Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC.

  • Arquitetura
  • Lisboa
  • Qui, 8 de Outubro —
    Dom, 22 de Novembro 2015

Foro

Galeria Boavista, Rua da Boavista, 50, 1200-402, Lisboa

Entradas

Quarta a sábado, 14h30 a 19h30.

Mais informações

Mostra Espanha

Créditos

Organizado por Note e Acción Cultural Española (AC/E), produzido por AC/E e inserido dentro da Mostra Espanha 2015.

Ferramentas