Memoria Viva de María del Mar Moreno

Memoria Viva de María del Mar Moreno

A artista de flamenco apresentará em Portugal um espetáculo o âmbito da “Mostra Espanha 2021” que reflete sobre os seus 20 anos de carreira e a própria história do flamenco.

María del Mar Moreno lança um olhar retrospetivo, para fazer um revisionismo de si mesma, depois de 20 anos à frente da sua própria companhia. Perscruta o vínculo genealógico e a herança cultural flamenga pondo a arte ao serviço da memória.

Um espetáculo no qual exterioriza a sua perceção de si mesma, em estreita relação com o meio envolvente. O outro constitui-se assim como um fator fundamental no processo de alteridade da artista e da pessoa. Um elenco de bandeira, que já é memória viva do flamenco, levará a cena uma série de elementos materiais e imateriais plasmando-os através de um acervo incomensurável de música e lírica.

A arte transformar-se-á assim num elemento revelador de identidade, num espelho que permita refleti-los, bem como os próprios espectadores.

Mais do que um espetáculo, uma experiência em que as interações entre homens e mulheres, pessoas de diferentes gerações, decodificaram paradigmas em torno da história do flamenco, da sua evolução e das suas personagens icónicas. Em tempos de uma crise que jamais teríamos imaginado, uma reflexão coletiva sobre a diferença básica entre o que acreditamos ser e o que realmente somos.

Vivemos mais presenças do que ideias. É assim que entramos na vida de outras pessoas… Ao penetrar na vida de outro, cada um de nós penetra na sua… E, sem um certo sentido da nossa, acabamos por não conseguir ter um certo sentido do outro…

—María del Mar Moreno
  • Artes cénicas
  • Almada
  • sáb, 9 de outubro 2021
  • 21:00

Foro

Teatro Municipal Joaquim Benite, Av. Prof. Egas Moniz, 2804-503 Almada
212-739-360

Entradas

Mais informações

Mostra Espanha 2021

Créditos

Organizado pela Mostra Espanha com a colaboração da Companhia de Teatro de Almada. Foto de Paco Barroso

Ferramentas