Mulheres de cinema

Mulheres de cinema

Este ciclo de cinema procura a divulgação da língua e a cultura espanhola através do cinema ao tempo que expõe o trabalho realizado nos últimos anhos pelas realizadoras espanholas.

Organizado pela Seção Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal e pelo Departamento de Linguística e Literatura da Universidade de Évora, este ciclo de cinema promete promover a introdução dos alunos da UE na cultura espanhola, assim como impulsionar o interesse de toda a comunidade universitária pelo cinema espanhol. Da mesma maneira, procura visualizar e dar a conhecer o trabalho de algumas das diretoras espanholas mais atuais com a finalidade de pôr de relevo e valorizar o ponto de vista feminino dentro da criatividade cinematográfica.

Os filmes serão exibidos todas as quartas-feiras às 16h00 na Sala de Docentes (CES) da Universidade de Évora.

Maria (y los demás)

  • 27 de Fevereiro às 16h00.
  • De Nely Reguera, Espanha, 2016, drama e comédia dramática, 90 minutos, espanhol, legendas em espanhol. Ver trailer.

Desde que morreu sua mãe quando ela tinha 15 anos, Maria cuidou do seu pai e dos seu irmãos. Responsável e controladora, sempre foi o pilar da família, e sente-se orgulhosa, por isso quando o seu pai se enamora repentinamente da sua enfermeira e anuncia o seu compromisso, Maria sente que a sua vida se desmorona. Com 35 anos e sem namorado, deverá atrever-se a mudar de destino.

Julia Ist

  • 6 de março às 16h00.
  • De Elena Martín, Espanha, 2017, drama, 90 minutos, espanhol, legendas em espanhol. Ver trailer.

Ante de ir parra Berlin de Erasmus, o futuro parecia muito claro para Julia, uma estudante de arquitectura de 21 anos. Uma vez ali, completamente sozinha pela primeira vez, dá-se conta que não se conhece tão bem a si mesma como pensava que não tem ideia do que quere fazer. Terá que assumir a meta de construir uma nova vida em uma cidade enorme e cheia de gente.

La Novia

  • 13 de março às 16h00.
  • De Paula Ortiz, Espanha, 2015, romântico, 93 minutos, espanhol, legendas em português. Ver trailer.

Adaptação de Bodas de sangre, de Lorca. Leonardo o noivo e a noiva formaram um triângulo inestável. Mas quando se aproxima a data do seu casamento as coisas complicam-se porque entre ela e Leonardo sempre houve algo mais do que amizade. A crescente tesão entre ambos e como um fio invisível que não se pode explicar, mas também não rompe.

Felices 140

  • 20 de março às 16h00.
  • De Gracia Querejeta, Espanha, 2015, drama e romântico, 98 minutos, espanhol, legendas em inglês. Ver trailer.

Eloisa faz 40 anos y, para comemora-lo, reúne em uma casa luxuosa rural a amigos e familiares. Tem que lhe dizer algo muito importante que fará que o ambiente comece a ficar estranho.

Requisitos para ser una persona normal

  • 27 de março às 16h00.
  • De Leticia Dolera, Espanha, 2015, comédia romântica, 94 minutos, espanhol, legendas em português. Ver trailer.

Maria das montanhas é uma rapariga de 30 anos a quem a vida não lhe sorrie: não tem trabalho, foi desalojada e não tem parelha e vive desligada da sua família. Numa entrevista perguntam-lhe que tipo de pessoa é ao dar-se conta que não cumpre nenhum dos requisitos para ser considerada “normal” põe mãos a obra converter-se em uma pessoa normal.

Siete mesas de billar francés

  • 3 de abril às 16h00.
  • De Gracia Quereja, Espanha, 2007, drama, 116 minutos, espanhol, legendas em inglês. Ver trailer.

Ao saber que o seu pai ficou doente. Ángela e seu filho Guille vão visita-lo a cidade. Quando chegam, Charo, a amante de Leo põe a Ángela ao corrente da situação ruinosa que atravessa o negócio do seu pai: num local nos que sete mesas de bilhar. Ángela decida então levantar o negócio.

Te doy mis ojos

  • 10 de abril às 16h00.
  • De Icíar Bollaín, Espanha, 2003, drama social, 106 minutos, espanhol, legendas em espanhol. Ver trailer.

Numa noite de inverno, Pilar foge de casa. Ele carrega apenas quatro coisas com ele e seu filho Juan. Antonio escapa, um marido que a maltrata e com quem ela é casada há 9 anos. Antonio não demora muito para ir procurá-la. Pilar é o sol dela, ela diz, e também “ela deu os olhos”.

  • Cinema
  • Évora
  • Qua, 27 de Fevereiro —
    Qua, 10 de Abril 2019

Foro

Largo dos Colegiais 2, 7000-812 Évora

Entradas

Entrada livre

Ferramentas