Navigatio Vitae de Domènec Corbella

Navigatio Vitae de Domènec Corbella

O pintor Doménec Corbella apresenta ou seu novo trabalho “Navigatio Vitae”, inspirado na beleza do Mar Morto e do Mar Mediterrâneo.

A exposição Navigatio Vitae e a primera que o pintor e catedrático Doménec Corbella apresenta em Portugal. O seu trabalho será exibido na Galeria Pintor Fernando de Azevedo da Sociedad Nacional de Belas Artes, em Lisboa. A exposição é comissariada pelo professor António Quadros Ferreira, da Universidade do Porto, e reúne um conjunto de 30 obras inéditas de pintura sobre papéis diversos e con recursos a técnicas aquosas e secas.

Trabalhos estes que são o resultado de uma investigação de seis anos sobre o elemento água, e de uma emersão mediativa e corporal que observa a partir das ondas do mar o seu som melodioso pleno de fragância de um habitat único que penetra a nossa pele num massajar profundo e permanente.

Encontramos neste trabalho de pinturas reminiscências de mares como o do Mar Morto ou o do Mar Mediterrâneo, bem como os Oceanos Atlântico ou Pacifico, incluido ainda o Lago Oeste de Hangzhou. Pinturas que representam as memórias que restam dos lugares que abrigam as ondas intermináveis dos mares em revisitação. Ondas do mar que interpretam cadências rítmicas caligráficas que se agitam, conflituam, gritam ou dançam até à ruptura ou fusão com a areia da praia ou com as pedras da costa. Em síntese, estamos perante uma navigatio vitae, onde “la mejor música se silencia, ante el sonido musical de las mareas”, como diz o poeta Li Yousong.

Domènec Corbella

Pintor e professor na Faculdade de Belas Artes de Barcelona desde 1975, Domènec Corbella (Vallfogona de Riucorb, Tarragona, 1946) es catedrático de pintura, professor emérito e pesquisador do Instituto de Investigação da Água da Universidade de Barcelona (2013) e do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) da Universidade do Porto (2009).

  • Artes visuais
  • Lisboa
  • qui, 18 de abril —
    dom, 12 de maio 2019

Foro

Sociedad Nacional de Belas-Artes, R. Barata Salgueiro 36, 1250-165 Lisboa
213-138-510

Entradas

Entrada livre. Horários: de segunda a sexta das 12h00 às 19h00, sábados das 14h00 às 20h00

Mais informações

Navigatio Vitae

Créditos

Organizado pela Sociedade Nacional de Belas artes, em colaboração com o Instituto Ramon Llull e a Universidade de Barcelona

Ferramentas