Pátera de Titulcia

Pátera de Titulcia

Esta exposição, enquadrada no âmbito da Mostra Espanha 2019, traz-nos uma das mais extraordinárias peças de prata da proto-história da Península Ibérica.

O Museu Nacional de Arqueologia acolherá a Pátera de Titulcia, uma das mais extraordinárias peças de prata da proto-história da Península Ibérica, procedente do Museo Arqueológico Regional de la Comunidad de Madrid, que poderá ver-se pela primeira vez fora de Espanha.

Trata-se de um prato de 18 cm. de diámetro realizado em prata e banhado a ouro, finamente decorado com uma iconografia típica da época helenística, na que aparece representada, na sua parte central, uma medusa, animal fantástico de carácter mitológico. Trata-se de uma cabeça aparentemente de felino com duas serpentes enroscadas que se dispõem a modo de cabelo. Este tipo de representações estão provavelmente relacionadas com a mitologia mediterrânica da época e permitem sugerir a existência de contactos culturais e comerciais a grande escala.

No interior do prato desenvolve-se uma borda decorativa disposta no contorno exterior, a modo de orla perimetral, com o motivo denominado dentes de lobo, muito típico da decoração iconográfica da época ibérica, e duas perforações enfrentadas de pequeno diámetro, que sugerem que a peça pode ter estado sujeita a algum elemento numa reutilização posterior.

  • Património cultural
  • Lisboa
  • Ter, 2 de Abril —
    Dom, 29 de Setembro 2019

Foro

Museo Nacional de Arqueología, Praça do Império, 1400-026 Lisboa
213-620-000

Entradas

Entrada no Museu: 5€

Mais informações

Museo Nacional de Arqueología

Créditos

Organizado pelo Ministério da Cultura e Desporto da Espanha

Ferramentas