PichiAvo: Versus

PichiAvo: Versus

A exposição “Versus” da equipa artística PichiAvo na Galeria Underdogs vai tentar mostrar um diálogo entre a antiga armonía da arte clásica com a rebeldia do grafite moderno.

A consciência, o dar-se conta do momento, ou melhor dizendo, dos momentos da transição em que uma coisa se converte noutra, adoptando os atributos dos seus opostos, estabelece uma interessante interação conceptual. Para esta exposição, foram selecionadas obras pictóricas que dialogam num mesmo espaço, dividido em dois percursos distintos mas ao mesmo tempo ligados por uma instalação central que representa, de forma material e espiritual, a coluna caída do templo de Zeus, em Atenas, e que mostra a maior das virtudes, a liberdade.

As obras afundam as suas raízes e alimentam-se de uma tradição material de produção pictórica e intervenção física dos espaços, cujo interesse assenta no culminar criativo de conceitos temporais, em teoria antagónicos, que encontram na estrutura final, no estado oculto ou praticante inadvertido do espaço “intermédio”, a simbólica convivência harmónica da beleza.

A fusão de arte clássica e arte contemporânea não é uma mera procura de um resultado fácil, engenhoso ou com um sentido decorativo vácuo – vai mais além do entendimento dos seus elementos, da representação ou do seu resultado num suporte. Desafios na sua criação que a convertem numa húbris (“Húbris [do grego ὕβρις]: intenção de transgredir os limites impostos pelos deuses aos humanos mortais e terrestres.”) rebelde contemporânea.

Uma atitude que procura potenciar a simbiose entre obra, espaço e público. Onde alguns reconhecerão elementos escultóricos, outros verão um poderoso Horror Vacui criado com elementos próprios do grafite, outros os mitos e lendas que envolvem as figuras representadas, e outros, cada vez mais, que identificam os enigmas levantados por este novo tipo de obra.

Cria-se um novo cenário estético, com um motivo mais elevado: unir o espaço expositivo interior e aquele exterior – a sala e a rua –, reformular o diálogo entre os dois universos criativos, invertendo constantemente os seus processos, sem que percam a sua essência. Implementando um mesmo conceito que se aplique à certeza estática dos objetos e o mundo que nos rodeia.

  • Artes visuais
  • Lisboa
  • Sex, Abril 13 —
    Qua, Maio 09, 2018

Foro

Underdogs Gallery, R. Fernando Palha 56, 1950-087 Lisboa
210-991-678

Entradas

Entrada livre

Mais informações

Underdogs Gallery

Créditos

Organizado pela equipa artística PichiAvo e a Galeria Underdogs

Ferramentas