Presença espanhola no festival Artes à Rua

Presença espanhola no festival Artes à Rua

O festival de artes públicas​ de Évora contará com a participação de Sílvia Pérez Cruz, Rusó Sala e Aleix Tobias, e Marta Azparren e Tania Arias Winogradow.

Artes à Rua desafia criadores, e públicos a relacionarem-se entre si no espaço de todos –a Rua– tornando comuns espaços frequentemente de passagem onde as pessoas se cruzam sem se verem, sem se tocarem, sem se encontrarem.

Artes à Rua são uma sucessão de episódios, de encontros, que envolvem criação, interacção e fruição e património, numa especie de centrifugadora de emoções, sentires individuais e colectivos, conflitos entre saberes transmitidos, memórias que se sedimentaram em lugares físicos e simbólicos do passado e novas narrativas artísticas, reflexivas, que as resgatam do tempo inquietando-nos.


Participação espanhola

Marta Azparren e Tania Arias Winogradow: Caligrafias do corpo – oficina

  • 21 de julho das 14h00 às 20h00 na Igreja de São Vicente.
  • Esta oficina explora o desenho como uma possível caligrafia do movimento. Destina-se a bailarinos e / ou a artistas visuais e a qualquer pessoa interessada em processos de criação nos quais o corpo e o seu movimento sejam fundamentais.

Marta Azparren e Tania Arias Winogradow: Caligrafias do corpo – performance

  • 22 de julho às 21h30 na Igreja de São Vicente.
  • Desenhar o movimento de um corpo é um diálogo de traços, os do corpo no espaço e os do corpo sobre o papel. É um diálogo apenas possível na mesma língua materna. Pouco importa que o que se capta seja o rasto da deslocação de um dedo no espaço, a marca de um gesto no ar o esquema de um movimento aleatório ou a memória de uma sombra sobre o solo: permanece em qualquer caso a marca de um gesto. Mesmo que o gesto seja interrompido.

Sílvia Pérez Cruz: Vestida de Nit

  • 27 de julho às 22h00 na Praça do Giraldo.
  • Miquel Àngel Cordero: contrabajo; Joan Antoni Pich: violonchelo; Carlos Montfort: violín; Sílvia Pérez Cruz: voz.

Rusó Sala e Aleix Tobias: Mare Nostra

  • 3 de agosto às 22h00 na Praça do Giraldo.
  • Canções sefarditas, melodies árabe-andaluzas, textos de Ramón Llull, folclore do Magreb, canções das trovadoras dos séculos XII e XIII, composições próprias… Todo um mosaico de línguas (Catalão, Árabe, Castelhano, Sefardita, Occitano, etc.) e sonoridades mediterrânicas na voz de Rusó e nos ritmos de Aleix Tobias, criador e diretor​ da Orquestra de Percussão Ibérica Coetus.
  • Música
  • Évora
  • Sex, 21 de Julho —
    Qui, 3 de Agosto 2017

Foro

Vários locais, Évora

Entradas

Entrada livre

Mais informações

Artes à Rua

Créditos

Organizado pela Câmara Municipal de Évora em parceria com a União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde, a União de Freguesias de Évora, a União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras, INATEL, BPE-Biblioteca Pública de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, ICA-Instituto do Cinema e Audiovisual e o Cabido da Sé de Évora

Ferramentas