Realizadoras Espanholas 2019

Realizadoras Espanholas 2019

Este novo ciclo de cinema expõe o trabalho realizado nos últimos anhos pelas realizadoras espanholas que apresentam três diferentes universos femininos.

Tal como acontece em Portugal, o cinema realizado por mulheres tem vindo a consolidar-se no panorama cinematográfico espanhol, apesar da menor presença feminina que ainda se detecta nas profissões artísticas e técnicas neste âmbito. Nessa medida, propõe-se este ciclo de cinema, composto por três filmes das realizadoras espanholas mais representativas da atualidade que vem a significar um pequeno exemplo da qualidade do trabalho da mulher neste âmbito nos últimos anos e os passos que se estão a dar no percurso até a igualdade em termos de visibilidade no cinema espanhol.

Os filmes vão ser projetados de forma consecutiva nas segundas-feiras dos dias 13, 20 e 27 de maio Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6):

La novia

  • 13 de Maio às 19h00.
  • De Paula Ortiz, Espanha, 2015, 93 minutos. Ver trailer.

Adaptação de “Bodas de sangre”, de Lorca. Desde a infância, Leonardo, o namorado e a namorada formaram um triângulo inseparável, mas quando a data do casamento se aproxima, as coisas ficam complicadas porque entre ela e Leonardo sempre houve algo mais do que amizade. A crescente tensão entre ambos é como um fio invisível que não pode ser explicado, mas também não pode ser quebrado.

Julia Ist

  • 20 de Maio às 19h00.
  • De Elena Martín, Espanha, 2017, 90 minutos. Ver trailer.

Antes de ir para Berlim em Erasmus, o futuro parecia muito claro para Júlia, uma estudante de arquitectura de 21 anos. Uma vez lá, completamente sozinha pela primeira vez, ela apercebe-se que não se conhece tão bem quanto pensa e que não faz ideia do que quer fazer. Terá que enfrentar o desafio de construir uma nova vida numa cidade enorme e cheia de gente.

Felices 140

  • 27 de Maio às 19h00.
  • De Gracia Querejeta, Espanha, 2015, 98 minutos. Ver trailer.

Elia faz 40 anos e, para comemorar, reúne amigos e familiares numa luxuosa casa de campo. Tem que dizer-lhes algo muito importante que fará com que o meio ambiente comece a ficar rarefeito.

  • Cinema
  • Lisboa
  • Seg, 13 de Maio —
    Seg, 27 de Maio 2019

Foro

El Corte Inglés de Lisboa, Sala de Âmbito Cultural (Piso 6), Av. António Augusto de Aguiar 31, 1069-413 Lisboa
213-711-700

Entradas

Entrada livre. Entrada gratuita. Levante o seu bilhete no ponto de informação do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 0). Máximo 2 bilhetes por pessoa. Limitado à capacidade da sala (120 pessoas)

Créditos

Organizado por El Corte Inglés de Lisboa e a Seção Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal

Ferramentas