Rocío Molina em Caída del cielo

Rocío Molina em Caída del cielo

A famosa bailarina espanhola Rocío Molina apresenta o seu novo espectáculo “Caída del Cielo” no Teatro Rivoli no Porto, no âmbito da Mostra Espanha 2019.

Depois de se ter apresentado pela primeira vez em Portugal no Festival de Flamenco do Estoril, uma das mais inventivas bailaoras espanholas estreia-se agora no Porto. Num crescente interesse pela abertura das linguagens que cabem dentro da dança contemporânea, a programação do Teatro Municipal do Porto tem trazido ao palco os nomes mais atuais do flamenco.

Com Caída del cielo, Rocío Molina mostra a raiz do flamenco, ao mesmo tempo que a faz colidir com outros vocabulários, consciente de que, na sua mais profunda essência, o flamenco é uma expressão de liberdade e não pode nem deve ser domesticado.

Este trabalho é uma celebração da mulher, imersa num sentido trágico da festa. Acompanhada pelos seus músicos, o baile de Molina é uma queda livre que, ao invés de nos remeter para a imagem invertida do anjo caído da Divina Comédia de Dante, nos faz aterrar num paraíso escuro e denso, cheio de um corpo camaleónico e poderoso.

Rocío Molina

Coreógrafa e bailarina, Rocío Molina (Málaga, 1984) criou uma linguagem artística própria, assente na tradição mas reinventada de um flamenco que respeita as suas essências e abraça as linguagens mais vanguardistas. Ganhou o Prémio Nacional de Dança em Espanha no ano de 2010 e é artista associada do Teatro Nacional de Chaillot, em Paris, desde 2014.

Molina é, atualmente, uma das artistas espanholas com maior projeção internacional. Os seus espetáculos são reconhecidos pela crítica especializada e pelo público como acontecimentos cénicos singulares em que convivem o virtuosismo técnico, a investigação formal e uma beleza visual inigualável.

  • Artes cénicas
  • Porto
  • Sex, 14 de Junho 2019
  • 21:00

Foro

Teatro Rivoli, R. do Bonjardim 143, 4000-440 Porto
223-392-200

Entradas

Mais informações

Mostra Espanha 2019

Créditos

Organizado pelo Ministério da Cultura e Desportos da Espanha, com a colaboração do Teatro Municipal do Porto e a Câmara Municipal do Porto

Ferramentas