Rosa Rubio: Praxis

Rosa Rubio: Praxis

O Projecto “Praxis”, apresentado dentro da Mostra Espanha, surgiu dum trabalho interdisciplinar que engloba técnicas diversas (pintura, grafite, gesso, cerâmica, sal e material em vídeo instalação).

O Projecto surgiu da pesquisa da “conduta da boa ou má ação no ser humano”. É um conceito filosófico que procede do termo grego Praxis e responde à visão estética baseada na classificação livre dos universais “sete pecados capitais”. Foi desenvolvendo-se de forma intuitiva e com base num trabalho interdisciplinar que engloba técnicas diversas (pintura, grafite, gesso, cerâmica, sal e material em vídeo instalação).

Os sete elementos perturbadores –1. Luxúria, 2. Gula, 3. Avareza, 4. Preguiça, 5. Ira, 6. Inveja e 7. Soberba– adquirem neste projeto uma grande diversidade iconográfica, surgindo sob formas aleatórias em cabeças de pássaro, bustos irregulares, pontos e círculos infinitos, etc.

O símbolo do círculo é o eixo condutor do projeto já que toma um papel de guia divino tornando-se na figura da alma no que diz respeito ao lado espiritual e celestial dos sete pecados capitais no ser humano e sintetizando a sua relação mística no decorrer da vida e no curso do tempo. O círculo une-se à presença do número “sete” como símbolo do pensamento, espiritualidade, consciência e sabedoria. É a mais alta representação do sagrado: mágico e divino.

Inauguração no dia 20 de setembro às 18h30 no Centro Cultural de Cascais.

  • Artes visuais
  • Cascais
  • Sex, 20 de Setembro —
    Sex, 22 de Novembro 2019

Foro

Centro Cultural de Cascais, Av. Rei Humberto II de Itália, 2750-642 Cascais
214-815-660

Entradas

Entrada livre. Inauguração: 20 de setembro às 18:30

Mais informações

Mostra Espanha 2019

Créditos

Organizado por Acción Cultural Española (AC/E), Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID), Embaixada de Espanha em Portugal, Ministerio de Cultura y Deporte de España, República Portuguesa, Cultura e V Centenario 1ª Vuelta al Mundo

Ferramentas