Seminário Fronteiras III: Ações em espaço patrimonial

Seminário Fronteiras III: Ações em espaço patrimonial

Seminário luso-espanhol de arquitetura, património e paisagem: Ações em espaço patrimonial.

A terceira edição do seminário Fronteiras realiza-se este ano, de 20 a 25 de julho, nas povoações históricas de Belmonte (Portugal), Ciudad Rodrigo e Salamanca (Espanha), tendo como tema Fronteiras III, Ações em Espaço Patrimonial.

O sucesso das duas últimas edições reuniu cerca de 300 estudantes e arquitetos numa reflexão sobre o património arquitetónico e industrial ao longo da fronteira entre Vila Real de Santo António e Ayamonte (2013) e Idanha-a-Nova e Alcántara (2014).

Em 2015, Belmonte, Ciudad Rodrigo e Salamanca serão as cidades em foco onde, entre outros, estarão presentes dois Arquitetos galardoados com o Prémio Mies Van Der Rohe, demonstrando o crescente envolvimento e adesão dos profissionais a esta iniciativa.

Uma iniciativa Ibérica que conta, até ao momento, com a participação de estudantes e arquitetos de 11 cidades (Lisboa, Porto, Évora, Belmonte, Covilhã, Ciudad Rodrigo, Salamanca, Madrid, Barcelona, Alicante e Sevilha) tornando-se um privilegiado espaço de investigação e encontro da arquitetura Luso-Espanhola.

Promovendo assim as relações transfronteiriças, esta iniciativa pretende encontrar respostas para as questões relacionadas com a desertificação do interior e do desenvolvimento territorial dos dois países.

A programação do Seminário incluirá workshops de trabalho e conferências de profissionais das áreas de Arquitetura e Património onde serão debatidos temas como a Reabilitação Urbana e o Enquadramento Paisagístico, enfatizando a sua importância no panorama territorial ibérico.

O Seminário Fronteiras é uma iniciativa que compatibiliza soluções e ideias a partir do trabalho dos participantes em conjunto com os Arquitetos convidados, Emilio Tuñon, Carlos Castanheira, Barozzi & Veiga, Pedro Pacheco, Grupo Aranea, Gálvez & Algeciras, Brito.Rodriguez, Likearchitects, Virseda-Vila e Mediomundo, Rui Reis Alves.

O projecto Fronteiras é uma iniciativa organizada pela AiPAC (Associação Ibérica para a Inovação, Património, Arquitectura e Cultura) e tem como promotores institucionais a Câmara Municipal de Belmonte, Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo, Diputacion de Salamanca, Ministerio de Educacion, Cultura y Deporte de España, Colegio de Arquitectos de Castilla y Leon + FUNCOAL a Fundacion ARQUIA e a Ordem dos Arquitectos.

  • Arquitetura
  • Belmonte
  • Seg, Julho 20 —
    Sáb, Julho 25, 2015

Foro

Venue map

Belmonte
651-143-533

Mais informações

Fronteiras

Créditos

Organizado pela AIPAC

Ferramentas