As Filipinas, Zona de Contato Global

As Filipinas, Zona de Contato Global

O seminário internacional enquadra-se nas atividades do Vº Centenário da Primeira Circum-navegação e conta com a presença de professores procedentes de universidades espanholas.

A propósito dos 500 anos do início da viagem de Fernão de Magalhães, o CHAM promove a realização de um colóquio internacional sobre História e Cultura das Filipinas com o tema geral de As Filipinas – uma Zona de Contacto Global: Ligações Transoceânicas (1521-1898).

O encontro será um momento privilegiado de debate e reflexão acerca do papel desempenhado pelo arquipélago filipino no processo de formação de um mundo globalizado, como espaço de contacto entre povos e culturas, cruzamento de rotas e eixo de ligação entre oceanos.

O evento resulta de uma parceria entre o CHAM, a Área de Historia de América da Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, e a Ateneo de Manila University. É patrocinado pelas embaixadas de Espanha e das Filipinas em Lisboa, conta com a colaboração do Instituto de História de Arte da NOVA FCSH e está inserida nas actividades da Cátedra UNESCO O Património Cultural dos Oceanos.

O seminário conta com a participação dos professores espanhóis Juan Marchena, da Universidade Pablo de Olavide e Antonio García-Abásolo da Universidade de Córdoba.

  • Património cultural
  • Lisboa
  • Qui, 21 de Março —
    Sex, 22 de Março 2019

Foro

Biblioteca Nacional, Campo Grande 83, 1749-081 Lisboa
217-972-151

Entradas

Entrada livre

Mais informações

The Philippines – a Global "Contact Zone"

Créditos

Organizado pelo CHAM com o apoio da Seção Cultural da Embaixada de Espanha em Portugal

Ferramentas