Senhora Asem no Festival Andanças 2016

Senhora Asem no Festival Andanças 2016

O duo traz as melodias galegas de tradição misturadas com novos jeitos de interpretação.

O Andanças é um festival que promove a música e a dança popular enquanto meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, saberes e culturas. Com um olhar dos dias de hoje, o Andanças propõe-se reavivar hábitos sociais de viver a música retomando a prática do baile popular através de múltiplas abordagens às danças de raiz tradicional, portuguesas e do mundo, com vista à recuperação das tradições musicais e coreográficas, fundindo-as com elementos contemporâneos.

Senhora Asem

Senhora Asem é a dupla de Ariel Ninas e Ramom Almuinha. Tecem melodias galegas de tradição e novos jeitos de interpretação. Senhora Asem é uma dupla de sanfona e gaita-de-fole dos dois parceiros principais d’aCentral Folque, Centro Galego de Música Popular, projeto sobre a música patrimonial da Galiza desde o ano 2000.

Ariel Ninas é produtor e comunicador em aCentral Folque, músico explorador de novos timbres para a sanfona electro-acústica, tem participado de projetos de livre improvisação como a Omega (Orquestra de Música Espontânea de Galiza) ou Ulobit unindo tecnologia de sintetizadores e audiovisual. No 2010 foi prémio Injuve do Ministério Espanhol de Criação cénica pela peça de dança contemporânea Habelas.

Ramom Pinheiro é investigador e diretor artístico d’aCentral Folque. Como músico foi gaiteiro do mítico grupo a finais dos 90 Chouteira, com quem gravou três discos. Aliás foi o impulsor de Eclética Ensemble, banda de transgressão de canto trad e bases eletrónicas partilhando palco com Ugia Pedreira e David Salvado.

Senhora é uma viagem por melodias mais ou menos conhecidas do repertório popular galego tecidas sobre um colchão-de-ar-continuo com dois instrumentos de nota pedal como a sanfona e a gaita-de-fole. A pesadume, obscuridade e o obstinato rítmico da sanfona (electroacústica) com a sua trompete, cão e bordões fornecem a estrutura para que caminhem as frequências agudas do ponteiro da gaita (grileira).

  • Música
  • Castelo de Vide
  • Sex, 5 de Agosto —
    Sáb, 6 de Agosto 2016

Foro

Barragem de Póvoa e Meadas, Castelo de Vide

Entradas

Comprar bilhetes (25€-112€). Horários: sexta-feria à 01h00 no espaço Menir, e sábado às 23h30 no espaço Socalcos.

Mais informações

Senhora Asem

Créditos

Organizado pela associação PédeXumbo, com o apoio da Seção de Cultura da Embaixada de Espanha em Lisboa.

Ferramentas