Artistas espanhóis em Terras sem Sombra 2016

Artistas espanhóis em Terras sem Sombra 2016

Festival de Música Sacro do Baixo Alentejo.

Fundado em 2003, o Festival Terras sem Sombra é uma iniciativa da sociedade civil que visa tornar acessíveis, a um público alargado, os monumentos religio­sos da Diocese de Beja, como locais privilegiados –pela história, pela arte, pela acústica– para a fruição da música sacra. De carácter itinerante, coloca a tónica na descentralização cultural, na formação de novos públicos, na inclusão, na susten­tabilidade e na irradiação do Alentejo. Tem uma programação de qualidade internacional de que fazem parte, além dos concertos, conferências temáticas, visitas guiadas e acções de pedagogia artística. O diálogo entre as grandes páginas do passado e a criação contemporânea, a abertura a jovens compositores e intérpretes, a encomenda regular de novas obras, a transver­salidade das artes, o resgate do património musicológico, a visão ecuménica do Sagrado são elementos estruturantes de um projecto que rasga fronteiras.

O FTSS dá a conhecer um território que sobressai pelos valores ambientais, culturais e paisagísticos e apresenta um dos melhores índices de preservação da Europa. A valorização dos recursos naturais constitui outra das suas prioridades: a cada espectáculo, associa-se uma acção-piloto de voluntariado para a salva­guarda da biodiversidade com a participação, ombro a ombro, dos artistas, do público e das comunidades que o Festival percorre.

Nesta edição, o festival continua a contar com artistas espanhóis:

Polirritmias: Ligeti Africano

  • 4 de junho às 21h30 na Basílica Real de Nossa Senhora da Conceição de Castro Verde.
  • Piano: Alberto Rosado; Balafão: Camani Nguni; Kalimba: Shyla Aboubacar; Tum laah, Balafão, Sanza: Justin Tchatchoua; Calabaza, Nkul, Sheker, Ngogoma: Bangura Husmani.
  • Textos e imagens: Polo Vallejo.

Inesperado Resgate: Compositores Portugueses na Espanha do Siglo de Oro

  • 18 de junho às 21h30 na Catedral (Igreja de Santiago Maior) de Beja.
  • Interpretação: La Grande Chapelle.
  • Direcção musical: Albert Recasens.
  • Música
  • Beja
  • Sáb, 4 de Junho —
    Dom, 19 de Junho 2016

Foro

Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, Largo dos Prazeres 4, Beja
284-320-918

Entradas

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

Mais informações

Festival Terras sem Sombra

Créditos

Organizado pelo Festival Terras sem Sombra e o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

Ferramentas