Terras sem Sombra

Terras sem Sombra

11º Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo.

Fundado em 2003, o Festival Terras sem Sombra é uma iniciativa da sociedade civil que visa tornar acessíveis, a um público alargado, os monumentos religio­sos da Diocese de Beja, como locais privilegiados – pela história, pela arte, pela acústica – para a fruição da música sacra.

De carácter itinerante, coloca a tónica na descentralização cultural, na formação de novos públicos, na inclusão, na susten­tabilidade e na irradiação do Alentejo.

Tem uma programação de qualidade internacional de que fazem parte, além dos concertos, conferências temáticas, visitas guiadas e acções de pedagogia artística.

O diálogo entre as grandes páginas do passado e a criação contemporânea, a abertura a jovens compositores e intérpretes, a encomenda regular de novas obras, a transver­salidade das artes, o resgate do património musicológico, a visão ecuménica do Sagrado são elementos estruturantes de um projecto que rasga fronteiras.

Terras sem Sombra dá a conhecer um território que sobressai pelos valores ambientais, culturais e paisagísticos e apresenta um dos melhores índices de preservação da Europa.

A valorização dos recursos naturais constitui outra das suas prioridades: a cada espectáculo, associa-se uma acção-piloto de voluntariado para a salva­guarda da biodiversidade com a participação, ombro a ombro, dos artistas, do público e das comunidades que o Festival percorre. O novo diretor artístico do Festival, o crítico musical espanhol Juan Ángel Vela del Campo, já destacou na apresentação do Festival várias estreias numa programação centrada no sul da Europa e explicou a originalidade do evento, que acredita ser “único no mundo“.

Diálogos musicais do sul da Europa (séculos X-XXI) é o tema do programa que começou na Igreja de Santo Ildefonso, em Almodôvar, a 14 de março, e termina com a entrega do Prémio Internacional Terras Sem Sombra em Sines, a 4 de julho.

A programação desta edição está centrada fundamentalmente no sul da Europa e sobretudo nas relações entre Portugal e Espanha.

Os concertos têm lugar nas cidades do Baixo Alentejo de Almodôvar, Odemira, Sines, Grândola, Santiago de Cacém, Castro Verde, Moura, Beja e Sines. Nas manhãs de domingo, os organizadores proporcionam aos participantes a descoberta da biodiversidade do baixo Alentejo com um programa específico.

  • Música
  • Beja
  • Sáb, 14 de Março —
    Sáb, 4 de Julho 2015

Foro

Largo dos Prazeres 4, 7800-291 Beja
284-320-918

Mais informações

Festival Terras sem Sombra

Créditos

Organizado pelo Inalentejo e a Diócesis de Beja, com o apoio da Seção de Cultura da Embaixada de Espanha.

Ferramentas