The Spot de Jon Gorospe

The Spot de Jon Gorospe

O artista espanhol Jon Gorospe apresenta na Galeria NAVE a exposição “The Spot”, a sua primeira apresentação individual em Portugal.

A exposição The Spot, que Jon Gorospe apresenta na Galeria NAVE na sua primeira apresentação individual em Portugal, é espoletada pelas teorias pós-fotográficas, surgindo como um lugar de reflexão sobre os efeitos da imagem publicitária e a sua penetração no espaço público.

O artista apresenta um conjunto de obras originais em instalação, vídeo e fotografia, em dimensões variadas. Criadas a partir de imagens existentes e colhidas em écrans LED, empregando o componente elementar de cor e luz destes dispositivos, Jon Gorospe cria composições rítmicas recorrendo às mesmas ferramentas de sedução visual da publicidade. Com este gesto, que sugere um certo carácter subversivo, o artista procura induzir uma disposição contemplativa e meditativa sobre o fosso emocional escavado pela imagem publicitária entre realidade e ficção.

Jon Gorospe

Licenciado na ID·Arte Escola de Arte e Superior de Desenho de Euskadi (Espanha) e na Universidade de Artes de Vilnnius (Lituânia), Jon Gorospe (Vitoria, Espanha, 1986) vive e trabalha entre Espanha e a Noruega.

Gorospe, desde 2013 tem vindo a ser galardoado com os mais prestigiados prémios internacionais de fotografia, e em julho irá participar de uma colectiva no Museu Guggenheim de Bilbao, por motivo dos 25 anos da instituição, com os trabalhos produzidos em 2019 durante a sua residência artística no Guggenheim de Nova Iorque.

Como grande parte da nova abordagem europeia à fotografia, o seu trabalho tem vindo a ser reconhecido por várias instituições públicas e privadas, como o Solomon R. Guggenheim (USA), a Fundação Sasakawa (Japão & Escandinávia) e o Futures Photography (European Creative Program).

Gorospe expôs em diversos países como Espanha, Portugal, Itália, França, Alemanha, UK, Eslováquia, Noruega, Rússia e Singapura. Entre os quais, participou em exposições colectivas e individuais em Instituições de Arte de referência como el Cent-Quatre de Paris, Museu Mattatoio de Roma, Museu Nogueira da Silva em Portugal, Círculo de Belas Artes de Madrid ou o Kunstnernes Hus de Oslo. Parte do seu trabalho mais relevante, centra-se no estudo e abordagem à paisagem antropizada. Desenvolveu várias series sobre este tema como Polished Cities (2018, em processo), Noraezean (2020), Metrópolis (2018-2019) ou Environments (2014-2016). Nos últimos anos, começou a realizar várias obras de instalação pública, como a sua última intervenção encomendada pela Câmara Municipal de Asker (Noruega) The Many Skies.

Gorospe combina o seu trabalho como artista com o estudo e a compreensão da imagem desde o ponto de vista teórico, onde desenvolve como curador vários projectos artístico e de direcção de festivais de fotografia.

  • Artes visuais
  • Lisboa
  • qui, 12 de maio —
    qua, 25 de maio 2022

Foro

Galeria NAVE, Tv. do Noronha 11B, 1250-168 Lisboa
211-374-840

Entradas

Entrada livre

Mais informações

Agenda Cultural de Lisboa

Créditos

Organizado pela Galeria NAVE

Ferramentas