Uma Fresta de Possibilidade

Uma Fresta de Possibilidade

Esta exposição pretende criar um diálogo entre as coleções de Helga de Alvear e Colección LAFT no âmbito da Mostra Espanha.

Este projeto nasceu da ideia de criar um diálogo entre Portugal e Espanha. Mais tarde desenvolvido pelos curadores, Luiza Teixeira de Freitas e Flipa Oliveira, através de duas coleções excepcionais, a Coleção Helga de Alvear e a Coleção da LATF, que representam duas formas únicas de olhar e experimentar o mundo.

Nas palavras de seus curadores, “o ato de mostrar uma coleção privada é um ato de generosidade, compartilhamento e a possibilidade de dar acesso a um grupo de artistas e obras de arte que definem o tempo e o mundo em que vivemos”.

Incluído no tema anual do Fórum Eugenio de Almeida, este momento de generosidade pode ser considerado como uma forma de derrubar as barreiras, uma tentativa de aproximar-se de artistas, públicos e instituições. Para entrar no universo de uma coleção de arte contemporânea e, em particular, de dois desses que abriram seus arquivos, somos confrontados com possibilidades incalculáveis. O ponto de vista escolhido é inteiramente subjetivo e emerge também de um diálogo entre os dois curadores, eles próprios com suas diferentes perspectivas e opiniões.

A exposição abrange as formas geométricas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo. Formas que estão na base da arte, mas também na base de uma compreensão cultural e uma leitura do mundo. E isso se transforma em formas culturais para se tornarem produtos de uma visão idealizada do mundo, mas também objetos que sugerem liberdade. O círculo é uma conversa, o quadrado um mapa e o triângulo um relacionamento. Estes três vezes tornam-se três capítulos da exposição e também três formas de experimentar a arte.

  • Artes visuais
  • Évora
  • Sáb, Outubro 28 —
    Dom, Janeiro 21, 2018

Foro

Venue map

Forum Eugénio de Almeida, Largo do Conde Vila Flor, 7000-804 Évora
266-748-350

Entradas

De segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h30

Mais informações

Fundação Eugénio de Almeida

Créditos

Organizado pela Fundação Eugénio de Almeida e Acción Cultural Española (AC/E) com o apoio da Seção de Cultura da Embaixada de Espanha em Lisboa

Ferramentas