Viva a Paz! Música para os Fogos-de-Artifício Reais

A Orquesta de Cámara Solidiaria, sob a direção de Manuel Paz, apresenta “Viva a Paz! Música para os Fogos-de-Artifício Reais”, e a soprano Hanna del Canto interpretará peças de compositores latinos no “Festival Terras sem Sombra”.
No âmbito do festival anual Terras Sem Sombra, organizado pela associação cultural e científica Pedra Angular, terá lugar no Teatro Municipal Pax Julia, em Beja, na noite de 13 de setembro, o concerto gratuito dirigido pelo maestro asturiano Manuel Paz.
O programa celebra a paz através da música, com destaque para a execução da célebre obra Viva a Paz! Música para os Fogos-de-Artifício Reais, composta por George Frideric Handel em 1749, originalmente para comemorar o tratado de paz entre a Grã-Bretanha e a França. Trata-se de uma peça de caráter festivo, pensada para um grande espetáculo ao ar livre com fogos-de-artifício, cuja atualidade permanece viva num tempo em que o mundo continua a ansiar por paz.
A interpretação estará a cargo da prestigiada Orquestra de Câmara de Siero (OCAS), sediada em Pola de Siero, nas Astúrias (Espanha), um agrupamento com ampla projeção internacional. Fundada em 2002, a OCAS tem desenvolvido o projeto Vínculos, que promove a música como ferramenta de inclusão, educação e cooperação cultural, com apresentações em mais de 15 países, incluindo China, México, Colômbia e diversos estados europeus. A orquestra é reconhecida pelo seu compromisso social e educativo, promovendo ações formativas e concertos solidários.
O concerto contará ainda com a participação especial da jovem soprano espanhola Hanna del Canto, nascida em 2000, uma promissora intérprete do bel canto, que já se apresentou em vários países europeus. A artista interpretará um conjunto de obras de compositores latinos, incluindo peças da tradição sefardita e obras de Alberto Lozano, Gerónimo Giménez, Ruperto Chapí e Francisco Asenjo Barbieri, revelando a riqueza e diversidade do repertório ibérico. A sua presença no festival simboliza o encontro entre culturas e gerações através da música.
Festival Terras Sem Sombra
Este concerto, promovido com o apoio da Consejería Cultural da Embaixada de Espanha em Lisboa, integra-se na missão do Festival Terras Sem Sombra de aproximar a excelência musical a territórios de baixa densidade populacional, promovendo a descentralização cultural e o intercâmbio artístico entre Portugal e Espanha.
Fundado em 1996, o Terras Sem Sombra é um projeto de referência na valorização do património cultural, natural e científico do Alentejo, cruzando três áreas principais: música, património e biodiversidade. O concerto Viva a Paz! inscreve-se nesta linha de ação, oferecendo ao público uma experiência única e profundamente simbólica, com entrada livre.